Portaria e Controle de Acesso: Quais são os principais equipamentos

Datas importantes do departamento pessoal até o final do ano
23 de setembro de 2020
Controle de ponto nos feriados, o que determina a lei?
Controle de ponto nos feriados, o que determina a lei?
11 de novembro de 2020

Manter o controle de acesso da sua empresa é de grande importância, afinal de contas, manter a segurança dos seus colaboradores é primordial. Além disso, são os equipamentos de controle de acesso que vão evitar a entrada de pessoas não autorizadas, de alunos que não pagaram a mensalidade e assim por diante.

Ter um controle na entrada do seu estabelecimento é fundamental e você já sabe disso. Mas você pode estar em dúvida sobre qual tipo de controle de acesso escolher. Com tantos no mercado, essa pode ser uma difícil decisão para o seu negócio.

São muitos os fatores para se levar em conta: número máximo de pessoas que podem ser cadastradas, facilidade e rapidez de acesso, custo-benefício e outros. Para isso, o ideal é conhecer quais são os principais equipamentos disponíveis no momento.

Para ajudá-lo nisso, fizemos uma lista. Confira agora quais são eles!

3 principais tipos de controle de acesso

1. Por senha

Alguns equipamentos só liberam o acesso do colaborador por meio de uma senha. Uma senha é cadastrada para uma pessoa, dessa forma, todos conseguem ter acesso individual à empresa ou à algum local dentro dela.

O acesso por senha é relativamente rápido (se a senha não for grande), mas pode causar alguns problemas. Um deles é que esses números podem ser passados para outras pessoas e assim, qualquer um teria acesso ao local.

2. Acesso por cartão

É um tipo de acesso bastante comum no ambiente empresarial, principalmente em grandes estabelecimentos. 

O cartão possui um tipo de código — de barras, por exemplo — e, quando próximo ao equipamento, consegue fazer a leitura. Assim, o acesso é liberado para quem está com o cartão. 

Com esse tipo de acesso, as empresas podem deixar alguns cartões exclusivos para visitantes. Eles utilizam na entrada e devolvem na saída: simples, prático e eficiente.

Mas aqui também há um problema parecido com a senha: o cartão pode ser passado para outra pessoa. Inclusive, há ainda um outro risco: o funcionário pode perder o cartão e demorar para perceber isso. Por exemplo, digamos que o cartão caiu na rua na saída do trabalho e ele só vai precisar usá-lo no dia seguinte.

Quem encontrou o cartão na rua pode entrar na empresa tranquilamente e tem a noite toda para isso. Portanto, pense bem antes de optar por este meio de acesso.

3. Por biometria

Essa é, sem dúvidas, uma das formas mais seguras de conferir acesso para alguém ao seu estabelecimento. A biometria é algo único, que não pode ser perdido como o cartão e não pode ser passada para alguém como a senha.

Além do mais, costuma ser o meio mais rápido de acesso. Assim, evita-se a formação de filas na entrada da empresa e atrasos dos funcionários. Para um local com muitos colaboradores, isso pode ser uma ótima solução para um problema simples.

4 equipamentos de controle de acesso

1. Fechaduras eletrônicas — Inner Acesso 2

É um tipo de coletor de dados que consegue gerenciar a abertura de portas, cancelas e outros e ainda consegue acionar sirenes e fazer o controle de sensor de abertura das portas. Assim, se houver algum invasor ou a porta abrir fora do horário normal de funcionamento do seu negócio, o alarme vai soar e você vai saber se há algo de errado.

Com esse tipo de fechadura você vai conseguir determinar as pessoas que terão acesso à empresa — inclusive dia e hora determinados — ou à uma sala. Por exemplo, um local onde fica uma receita secreta da empresa ou o dinheiro, um local onde poucas pessoas devem ter acesso.

Nesse caso, outra vantagem é que você pode bloquear o acesso de qualquer pessoa aos finais de semana e ao final do expediente ou em qualquer outro horário que a empresa não funcione.

2. Fingkey Hamster DX

É um tipo de acesso por leitura digital, um equipamento pequeno e que pode ser instalado em qualquer lugar. Você pode instalá-lo com uma catraca ou cancela para que o acesso só seja liberado depois que a digital for confirmada. É um equipamento bem prático e com excelente custo-benefício.

3. 2 em 1 

Sabia que é possível ter dois tipos de acesso em um único equipamento? Há alguns que conseguem oferecer, no mesmo aparelho, o acesso por cartão e o acesso biométrico.

Pode ser bem útil para empresas que, por exemplo, recebem muitas pessoas de fora — visitantes — ao longo do dia. Assim, os cartões ficam para eles e usam para ter acesso e entregam na saída. 

Já para os funcionários, é possível cadastrar a digital e fazer leitura biométrica na entrada e saída. Esse é um equipamento útil para ser usado em conjunto com o Inner Acesso 2 do qual já falamos mais acima.

A necessidade de um software

O que seria dos seres humanos sem o cérebro? Pois bem, podemos pensar da mesma forma para as máquinas e equipamentos de controle de ponto. Para quem funcionem bem e ofereçam todos os benefícios, eles precisam de um software.

É por meio dele que você vai cadastrar os seus funcionários e demais colaboradores e é também por meio dele que você vai cadastrar senhas, cartões, biometrias e qualquer outro meio de controle de acesso que escolher.

Por isso, a escolha de um bom software que acompanhe o equipamento é de grande importância. Aliás, saber escolher a empresa que oferece o software é fundamental.

Na hora de escolher o seu equipamento de controle de ponto, é importante pensar em diversas variáveis. Muitas pessoas só pensam no custo do investimento, mas não pensam no custo-benefício. Tente pensar no longo prazo. Inicialmente, pode parecer um luxo ou até mesmo um exagero usar um equipamento mais sofisticado.

Mas ter um bom controle de acesso da sua empresa é fundamental, não só para o crescimento da empresa em si, mas para a segurança de todos, inclusive a sua.

Quer saber mais sobre formas de controle de acesso e como escolher a melhor opção para o seu empreendimento? Então, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!