Manter a sua empresa segura é algo de grande importância, principalmente se ela for de itens valiosos como jóias e outros. Ou que tenha muita pessoas como um condomínio, hotel ou academia. A vida de cada pessoa ali dentro é de grande importância. E implantar tecnologias de controle de acesso faz uma grande diferença e traz tranquilidade para você e para todos os seus colaboradores.
Há um certo tempo, apenas ter câmeras nas entradas ou dentro do estabelecimento era o suficiente. Mas até pelos jornais podemos ver que não é bem assim, especialmente se o furto acontecer no período da noite. Basta cobrir a cabeça e a pessoa não é descoberta.
Hoje em dia, existem diversas tecnologias que podem ser utilizadas pelas empresas para fazer o controle de acesso e vamos falar agora sobre as principais para 2020. Confira!
Qualquer pessoa ou objeto que está com a temperatura acima do zero absoluto emite ondas infravermelhas. E quanto maior a temperatura da pessoa, maior é a radiação emitida.
Portanto, em tempos de pandemia, ter um câmera como essa é fundamental para garantir a segurança da saúde sua e de seus funcionários. Por meio da câmera, assim que uma pessoa com a temperatura mais elevada for identificada ela pode ser impedida de entrar. O responsável pode travar a catraca do sistema imediatamente evitando que esse funcionário possa contaminar os outros caso ele esteja com o Coronavírus.
Aqui, na verdade, são dois em um, o que é ainda melhor já que você garante não só a saúde dos seus colaboradores, mas também a segurança.
Um controle de acesso com reconhecimento facial evita que alguém estranho entre na empresa. A catraca só libera a passagem a partir da leitura facial. Se a pessoa tiver cadastro no sistema, a catraca é liberada, se não, cabe ao responsável decidir se pode ou não liberar.
E, neste caso, além do reconhecimento facial, também temos a leitura da temperatura corporal. Como dito no tópico anterior, isso evita a contaminação por Covid-19 dentro da sua empresa e é também uma maneira de resguardar a saúde do seu funcionário não importa a doença.
Um funcionário doente é improdutivo e se ele está no meio da cadeia de produção, vai atrasar o trabalho dos outros empregados gerando uma reação em cadeia.
Outra ótima maneira de proteger a sua empresa é usar controle de acesso por meio de um cartão. O cartão é único para cada funcionário e para ter acesso à empresa é necessário usá-lo.
Esse é o tipo de tecnologia que vale a pena usar em conjunto com o reconhecimento facial já que o cartão pode ser passado para outra pessoa ou mesmo roubado. É sempre bom recomendar os donos do cartão que em caso de perda ou roubo, a empresa ou qualquer outro estabelecimento de acesso seja informado.
Assim, é possível cancelar aquele cartão e evitar maiores problemas no futuro. Você faz um novo e tudo volta ao normal e com toda a segurança.
O responsável pela portaria fica em uma sala fechada, distante de quem entra e de quem sai. Monitora tudo por meio de um vídeo e a distância pode ouvir e ver quem está chegando e pedindo acesso.
Esse tipo de controle de acesso é bom para ser utilizado em conjunto, por exemplo, com o cartão ou reconhecimento facial. Todos os que já estão registrados no cadastro não precisam entrar em contato com a portaria.
Mas digamos que você administre um condomínio e as visitas costumam aparecer. Com a portaria remota você pode visualizar quem está querendo entrar, pedir para que aguarde até que o morador libere a entrada. Tudo isso é feito com as pessoas distantes e sem o menor contato físico.
Essas são, sem dúvida alguma, as principais tendências de controle de acesso para o ano de 2020 e, talvez, o de 2021. Muitos passaram a perceber como o contato com outras pessoas sem necessidade pode ser prejudicial para a saúde. Afinal de contas, a Covid-19 não é a única doença contagiosa que existe.
Quer receber mais dicas e se manter atualizado sobre as tecnologias de acesso do mercado? Se inscreve em nossa newsletter: