Segurança em portarias de escolas: por que usar controle de acesso

Consultoria
Como uma consultoria pode diminuir custos na sua empresa
24 de novembro de 2015
Frequência escolar: como saber se meu filho está indo às aulas?
7 de dezembro de 2015

Com o aumento da violência generalizada por todo o país, as escolas também passaram a ser alvos de pessoas mal intencionadas, que entram nas instituições sem a devida permissão. Disso, surge a necessidade de se implementar com urgência medidas de segurança nas portarias das escolas.

Há algumas iniciativas para tentar solucionar esse problema, como o aumento de rondas escolares e a contratação de porteiros para melhorar o controle de acesso. No entanto, as limitações de recursos e a burocracia podem ser um impeditivo para essa ação surtir efeito em curto prazo.

Neste cenário, a tecnologia se torna uma importante aliada. Quer saber mais? Então, confira nosso post de hoje.

Tecnologia como aliada de pais e professores

Com o avanço da tecnologia, o controle de acesso pode hoje ser feito de forma mais eficaz. A aplicação de sistemas que fazem a triagem de quem está entrando e saindo das escolas tende a minimizar os problemas destacados acima.

Uma solução que tem ganhado espaço e que tem se mostrado efetiva para o controle de fluxo de pessoas em escolas, sejam elas públicas ou particulares, é o controle biométrico, via leitura de impressões digitais.

Funcionamento dos sistemas de controle de acesso

O controle de acesso, geralmente, é dividido em três partes: a autenticação, a autorização e a auditoria. Na autenticação, é feito o cadastro dos indivíduos autorizados a entrar em determinado local. Já na autorização, é feita a comparação do indivíduo que quer entrar no local com a base de dados do cadastro, autorizando ou não a entrada. Por fim, na auditoria, é feito o acompanhamento das ações praticadas pelo indivíduo dentro do local controlado.

Modernizar Instituição

As soluções mais avançadas de controle de acesso para escolas permitem o envio de mensagem SMS aos pais e aos responsáveis no momento da entrada do aluno na escola, fornecendo, também, um relatório em caso de falta do aluno.

Além dessa funcionalidade, esses tipos de sistemas ainda trazem uma ótima solução para os gestores das escolas, que necessitam de um controle mais eficaz da entrada e da saída de pessoas, sejam funcionários, alunos, docentes ou visitantes.

Mais segurança em portarias de escola

Geralmente, os sistemas de controle de acesso utilizam biometria ou crachá com leitura por proximidade ou por código de barras. No momento em que o aluno passa pelo sistema de catracas, os pais ou responsáveis são avisados via aplicativo.

Alguns sistemas também oferecem a possibilidade de acesso aos dados dos alunos via internet em tempo real utilizando um celular, sendo necessário que o  responsável pelo aluno realize o cadastro de usuário e de senha.

Para liberação de crianças pequenas ou que são transportadas por terceiros, a liberação deve ser feita por um responsável previamente cadastrado no módulo de administração da escola.

Principais benefícios do controle de acesso

  • Maior segurança para alunos, professores e funcionários;
  • Maior tranquilidade aos pais e responsáveis em relação à localização dos alunos;
  • Eliminação de chamada de alunos;
  • Auxílio na implementação da segurança pública.

Um dos sistemas de controle de acesso que existem hoje no mercado é o IKAcesso Escola, que oferece todas as características citadas acima e ainda pode ser personalizado para atender às necessidades específicas do cliente. Caso queira mais informações sobre o IKAcesso Escola, clique aqui.

Controle de frequencia escolar

E aí, gostou do nosso post? Deixe seu comentário sobre segurança em portarias de escola e contribua para solucionar esse problema!