Como organizar a saída de alunos das escolas

Envio de informações ao eSocial: benefícios do sistema de ponto
15 de maio de 2019
Folha de pagamento
Como fechar a folha de pagamento mais rápido?
29 de maio de 2019
Organizar a saída dos alunos

O horário de saída dos alunos na escola pode se transformar em uma verdadeira confusão, o que pode ser um risco para a escola. Por exemplo, deixar um aluno ir embora sem a presença de um responsável ou com a devida autorização. Assim, organizar a saída de alunos na portaria é mais do que necessário para evitar uma série de problemas que vão além daquele momento.

Para evitar a confusão no portão de saída e problemas de liberação de alunos sem um responsável, a escola pode utilizar ferramentas e softwares que ajudem nessa questão. Além disso, existem outras possibilidades que podem ajudar nesse momento, veja abaixo quais são as opções!

Organize a fila de carros e vans

Esse é outro perigo na frente das escolas. A confusão de carros e vans que buscam os alunos pode tornar a confusão ainda maior. O ideal é ter alguém que possa organizar a situação evitando, por exemplo, as filas duplas que prejudicam o trânsito do local e podem provocar multas.

Se possível ter um ponto de entrada dos veículos e outro de saída para que o tráfego seja feito da melhor forma. Aconselhe os motoristas a não fazer a conversão na mesma rua, especialmente se ela for estreita.

Determine os horários de saída por turma

Para evitar o congestionamento na porta das escolas, muitas delas determinam horários diferentes de saída para cada turma. Pode ser algo com 20 a 30 minutos de diferença. Por exemplo, os alunos de séries iniciais saem primeiro e os mais velhos depois. Isso facilita bastante também o trabalho da equipe. Se algum aluno de série diversa estiver na portaria para sair fica mais fácil a identificação.

Estabeleça horários com o transporte escolar

O transporte escolar da cidade pode entrar em acordo com algumas escolas em relação aos horários. Normalmente, tratam-se de ônibus e vans, veículos grandes e que tomam boa parte do espaço da rua prejudicando o fluxo de carros. Portanto, combinar um horário para buscar os alunos pode ser uma excelente estratégia para evitar maiores transtornos no horário de saída dos alunos.

Use um controle de frequência

Um dos maiores riscos que uma escola pode ter é que, por falta de atenção no horário da saída, um aluno acabe indo embora sem a autorização dos pais ou sob os cuidados de um responsável. Para isso, instituições de ensino de renome tem procurado a instalação de um controle de frequência sistematizado como solução.

 

Um sistema como esse só permite a saída do aluno com a autorização do responsável. Funciona da seguinte forma:

1- O responsável do aluno coloca a biometria no controle de acesso e, automaticamente, aparece a foto do aluno no monitor.

2- Após a leitura da biometria do responsável a catraca fica liberada para este aluno.

3- Desta forma, o professor pode chamá-lo pelo nome informando que o responsável já está na portaria para buscá-lo.

 

Além de proporcionar maior segurança, esse tipo de ferramenta envia notificações via aplicativo sobre a frequência dos alunos para os pais, informações sobre horário de chegada e também de saída. Podendo também ser utilizado para os alunos que vão sozinhos para a casa, assim os pais sabem a que horas ele saiu da instituição.

Organizar a saída de alunos das escolas não é uma tarefa muito fácil, mas pode se tornar mais simples com a ajuda de ferramentas que otimizam o processo, deixando-o mais automatizado.

Quer saber mais sobre a ferramenta de Controle de Frequência para escolas?

Então, peça o seu orçamento agora mesmo! Para mais informações, entre em contato: (21) 2221-4155

Controle de frequencia escolar