Envio de informações ao eSocial: benefícios do sistema de ponto

Segurança empresarial
Por que ter um controle de acesso em sua empresa?
9 de maio de 2019
Organizar a saída dos alunos
Como organizar a saída de alunos das escolas
22 de maio de 2019

O Governo Federal criou um novo sistema online chamado eSocial do qual você, provavelmente, já ouviu falar e faz parte. Nessa plataforma online ficam reunidas todas as informações da empresa relacionadas com os dados trabalhistas, previdenciários e fiscais. O principal objetivo da criação desse sistema é simplificar a apuração dessas informações ao Governo Federal tornando o trabalho das agências fiscalizadoras mais fáceis.

Em um panorama mais comum, 60% das informações que devem ser enviadas para o eSocial vêm do DP/RH e as outras dos demais departamentos como o contábil. Quanto maior a sua empresa, mais dados devem ser lançados no eSocial, maior será o trabalho do RH e, consequentemente, maior a chance de erros.

Uma ótima forma de evitar esses erros é utilizando um sistema de ponto na empresa. Assim, na hora de passar as informações ao eSocial, boa parte delas estarão apuradas. Quer saber como isso funciona? Então, continue a leitura!

Como funciona o eSocial?

Para entender sobre como o sistema de ponto pode ajudar, é necessário compreender como o eSocial funciona. Antes, você tinha que reunir as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais para enviar por meio de diversos sites. Agora, as informações previdenciárias e trabalhistas serão todas encaminhadas por meio de apenas um sistema, o eSocial.

O que tem a ver o eSocial com a folha de pagamento?

É bem simples. Antes, o dia de fechar a folha de pagamento se transformava em uma verdadeira confusão por conta dos diversos sites. Agora, é possível reunir todos os dados e colocá-los em um único lugar. Assim, no momento de fechar a folha de pagamento haverá um critério mais rigoroso na hora de conceder benefícios previdenciários, FGTS, abono salarial entre outros. Essa é uma maneira de tentar evitar que os sistemas trabalhista seja burlado por “acertos internos” entre patrão e empregado.

Com isso, as informações são passadas praticamente em tempo real. Assim, os dados sobre admissões, faltas, atestados de saúde, afastamentos, aviso de férias, acidentes de trabalho e outros deverão ser passados por meio do sistema.

Como o sistema de ponto pode otimizar o fechamento da folha de pagamento?

O fechamento da folha de pagamento é uma das tarefas mais importantes da empresa e, por isso, pode demandar um tempo considerável da sua equipe de DP/RH. E como sabemos que tempo é um ativo valioso da empresa, o melhor a fazer é deixar esse processo se tornar mais eficiente. Para isso, a equipe pode usar ferramentas que tornam tudo automatizado.

A Info Kings oferece sistema de ponto personalizável, lhe auxiliando na soma das horas extras de cada empregado.

No IKPonto REP, essa informação já estará pronta para ser lançada no eSocial assim como outras referentes aos direitos trabalhistas dos seus funcionários. A sua empresa passa a ter informações corretas nas mãos e em poucos minutos ocorre o fechamento da folha de pagamento, deixando a equipe livre para outras demandas.

Quer saber mais sobre o sistema de ponto da Info Kings, o IKPonto REP? Então, entre em contato os nossos especialistas e retire as suas dúvidas!