6 tendências tecnológicas que irão mudar a administração escolar

5 tecnologias que facilitam a gestão escolar
25 de fevereiro de 2016
3 erros ao controlar o acesso escolar que você não pode cometer
25 de fevereiro de 2016

A tecnologia tomou conta de todos os setores da sociedade — e claro — não deixou de fora a educação. Desde o nível básico até as universidades, a maior parte dos alunos utiliza a internet, os computadores e os dispositivos móveis para estudar, fazer pesquisas e, até mesmo, anotações dentro da sala de aula. Assim, o modelo antigo de educação, junto com os livros impressos e os cadernos, está sendo deixado, cada dia mais, para escanteio.

Para acompanhar essas novas demandas e manter a competitividade da sua instituição de ensino no mercado, é fundamental que você conheça as tendências que prometem mudar — em um futuro muito próximo — a administração escolar.

Ficou curioso para saber que tendências são essas? Então, continue a leitura do nosso artigo e prepare-se para modernizar a sua escola!

Lousas digitais e interativas

As lousas digitais e interativas estão chegando com força total e se popularizando no mundo inteiro. É bem provável que, em pouco tempo, elas substituam — de uma vez por todas — as lousas tradicionais.

Elas se parecem muito com uma grande tela de computador, porém permitem a navegação na internet, a simulação de imagens em terceira dimensão, a montagem de jogos instrutivos e a utilização de outros recursos importantes para uma moderna sala de aula.

Além disso, elas são sensíveis ao toque, o que possibilita a interação dos professores e dos alunos com a tela e com os seus recursos.

Gamificação

A gamificação vem sendo cada vez mais incorporada nas escolas, tornando-se uma nova tendência para modernas instituições de ensino de todo o mundo.

Essa prática consiste em utilizar a tecnologia e os jogos durante as aulas, a fim de aumentar o aprendizado dos alunos. A gamificação deixa as aulas mais interativas e interessantes, ajudando a prender a atenção dos estudantes e tornando-os mais motivados e participativos, o que facilita a propagação do conhecimento.

Assim, nos próximos anos, é bem provável que a maior parte das escolas utilizem essa técnica como parte dos seus recursos de aprendizagem.

Plataformas de comunicação

As plataformas eletrônicas de comunicação entre pais, professores e alunos são outra grande tendência para as escolas nos próximos anos. Essas plataformas tornam a comunicação mais rápida, prática e eficiente, estreitando os laços entre a escola e os demais envolvidos na educação.

Além disso, esse tipo de ferramenta permite que os pais se comuniquem com os professores de seus filhos de qualquer local, evitando que eles tenham que se deslocar do seu trabalho ou de sua casa, o que facilita — e muito — o dia a dia.

Dispositivos móveis

Atualmente, os dispositivos móveis fazem parte da rotina da maioria das pessoas, sendo utilizados para realizar diversas tarefas do cotidiano. Assim, uma forte tendência para a educação é que os celulares e os tablets sejam incorporados nas escolas, passando a ser uma peça fundamental das aulas.

Esses dispositivos fornecem acesso instantâneo ao conhecimento, podendo ser utilizados na leitura de artigos digitais e na pesquisa acadêmica, deixando as aulas mais dinâmicas e agradáveis. Isso sem falar no controle de acesso da instituição escolar.

IKAcesso Escola – Conheça o software de controle de acesso para instituições de ensino!

Ensino híbrido

Essa modalidade de ensino mistura o aprendizado offline — realizado em sala de aula e baseado na interação entre os alunos e os professores — com o aprendizado online, realizado em plataformas digitais de estudo.

O ensino híbrido permite a personalização da educação, atendendo às necessidades individuais de cada estudante, facilitando a retenção do conhecimento e o interesse dos estudantes.

Laboratórios móveis

A tecnologia permitiu a construção de laboratórios que podem ser acessados por meio de dispositivos móveis, como os celulares e os tablets, de dentro da própria sala de aula ou da casa do estudante.

A tendência é que esse tipo de tecnologia passe a ser largamente utilizado nos próximos cinco anos, tornando as aulas práticas ainda mais atraentes.

Viu só como a tecnologia está dominando as salas de aula? Agora, você já está mais preparado para começar a implementar essas tecnologias na sua empresa!

Gostou dessas novas tendências do mercado da educação? Então, assine a newsletter para receber nossas dicas!