Como diminuir a inadimplência escolar

Sistema de controle de acesso
5 razões para adotar um sistema de controle de acesso
12 de janeiro de 2016
Pais como aliados no aprendizado escolar: é possível?
25 de fevereiro de 2016
Inadimplência Escolar

Nesses tempos em que as famílias estão com o orçamento cada vez mais apertado, alguns itens acabam ficando em segundo plano no momento em que se faz necessário optar entre pagar uma ou outra conta, onde pode ocorrer a inadimplência escolar.

O pagamento da escola particular é um dos itens que acabam sofrendo esse corte, já que a escola, por lei, não pode expulsar o aluno por inadimplência escolar, tendo que esperar o final do ano letivo para tomar alguma providência.

Por outro lado, a escola tem seus custos reajustados constantemente devido a alta de preços e precisa receber em dia para poder manter seus serviços, bem como investir em novas tecnologias relacionadas a equipamentos, materiais didáticos, acompanhamento da frequência escolar e segurança dos alunos, entre outros itens que têm evoluído e precisam ser colocados à disposição de seus clientes.

Neste artigo, trataremos de algumas opções para diminuir a inadimplência escolar. Confira!

Premie os bons pagadores

Oferecer premiações aos clientes que pagam em dia é uma ótima opção para diminuir o nível de inadimplência. Descontos para pagamentos antecipados são sempre bons incentivos ao pagamento, pois é visto por quem está pagando como uma economia.

Outra ideia interessante é o sorteio mensal de mensalidades, rematrículas ou de materiais didáticos entre os clientes que pagaram as mensalidades em dia.

Facilite o pagamento

Hoje em dia, está mais fácil oferecer diversas formas de pagamento aos clientes. Retirar os bloqueios no momento do recebimento é muito importante, pois a quantidade de tarefas que os pais têm que realizar no dia a dia é muito grande.

Os já tradicionais boletos bancários podem ser utilizados, com opção de serem gerados novamente de forma fácil, mas oferecendo também a opção de pagamento via cartões de crédito e outros meios que já estão se consolidando, como o PagSeguro, que possibilita ao pagador dividir o valor em até 18 vezes.

Melhore sua comunicação com os pais e os responsáveis

As formas de comunicação que temos são múltiplas: telefone, aplicativos, SMS, e-mails. Que tal utilizá-las para manter seus clientes a par de datas, valores, avisos de mensalidades atrasadas e, também, das promoções para quem paga as mensalidades em dia?

O contato constante via redes sociais também promove uma integração maior entre escola e clientes, deixando todos mais à vontade para discutirem os problemas relacionados aos custos envolvidos na educação.

Implemente sistemas de cobrança mais eficientes

Existem no mercado muitas empresas que oferecem consultorias e sistemas para tornar mais eficiente a área de cobrança das escolas, permitindo conhecer, antes de fechar o contrato, o histórico do cliente em relação à inadimplência no mercado, para fins de cálculos antecipados de risco de não pagamento.

O cálculo do risco permite alocar o custo da inadimplência na própria mensalidade e fazer com que ela cause menos impacto na continuidade do negócio.

Contrate seguros educacionais

O seguro educacional pode ser oferecido na forma de um plano coletivo ao qual o responsável adere ou não no ato da matrícula, visando cobrir as mensalidades até o final do ano letivo do curso, em caso de morte ou invalidez por acidente. No caso de acidente ou doença, o seguro reembolsa até 3 mensalidades.

Gostou das dicas acima sobre como diminuir a inadimplência escolar? Então, assine nossa newsletter e continue antenado em assuntos ligados à implementação de técnicas para controle de acesso!