Pais como aliados no aprendizado escolar: é possível?

Inadimplência Escolar
Como diminuir a inadimplência escolar
12 de janeiro de 2016
5 tecnologias que facilitam a gestão escolar
25 de fevereiro de 2016

Na nossa sociedade, com a quantidade de tarefas a serem cumpridas que só aumenta, está cada vez mais comum encontrar pais que delegam para a escola o aprendizado dos filhos. Muitos deles só ficam sabendo que o filho tem alguma dificuldade se forem chamados na diretoria em situações críticas.

No entanto, é possível que a escola consiga integrar até mesmo os pais mais ocupados na missão do aprendizado infantil com algumas atitudes simples. Confira:

Envolvimento e integração

O primeiro diferencial entre uma escola que dialoga com os pais, criando um ambiente de troca na educação, é a política de acolhimento. As conversas periódicas devem ser incentivadas, com a recepção adequada dos adultos em ambientes preparados para isso.

As temidas reuniões de turma podem se tornar momentos de troca com outros pais se os professores e responsáveis tomarem atitudes inclusivas, como conversar com todos de uma forma em que demonstre para os pais que eles são parceiros nessa missão.

Outro ponto importante é conscientizar os genitores do que está acontecendo em sala de aula. A escola deve preparar materiais explicativos sobre as suas regras de convivência e o projeto pedagógico, por exemplo, para entregar no momento da matrícula.

Isso pode evitar situações constrangedoras, como ser questionado no meio do semestre sobre a “falta de evolução” de uma criança. Além disso, sempre que os pais forem buscar seus filhos, eles devem se sentir à vontade para entrar, independentemente do horário, e se integrar às atividades do ambiente.

O aprendizado infantil deve ser noticiado

Os recados em agenda, técnica de comunicação da escola com os pais, servem como uma forma de tentar incluí-los na rotina da criança dentro da escola. Porém, sabemos que muitos deles não checam a agenda com frequência. O que fazer para melhorar a comunicação com essas pessoas e fazê-las participar da vida escolar do filho?

Uma boa forma é utilizar da tecnologia. A escola pode criar um grupo nas redes sociais para incentivar o debate entre pais e professores sobre desenvolvimento infantil, com dicas de alimentação, saúde, lembretes de vacinação, entre outras informações relevantes. Ao perceber que ali há um conteúdo rico, os pais vão acompanhar com mais assiduidade e assim não esquecem a vida escolar da criança.

Outra maneira de aproveitar da tecnologia e tirar o peso das costas da direção em casos graves é oferecer aos pais o controle de frequência por SMS. Esse serviço pode ajudar a evitar que as crianças fiquem de recuperação quando ocorrer algum imprevisto, por exemplo. Se você tem dúvidas de como fazer o controle da frequência escolar de forma eficiente, baixe o nosso e-book e veja dicas para resolver os problemas da sua escola.

Benefícios para a criança

Quando os pais estão envolvidos com a escola que seu filho frequenta, a criança se sente mais segura para se dedicar a todas as atividades oferecidas pela instituição de ensino. Essa interação também evita o conflito de métodos de educação, impedindo que a criança deixe de receber aprendizados que os pais consideram importantes.

Esse benefício no aprendizado escolar vai guiar o pequeno por toda a vida. Por isso, a parceria entre pais e professores é tão importante. Se perceber que o pai de algum aluno é ou está muito distante, insista para que ele participe do ambiente escolar, incentive-o a ajudar o filho com a lição.

A criança agradece a atenção e a escola só tem a ganhar com troca de informações.