Frequência escolar: como saber se meu filho está indo às aulas?

Segurança em portarias de escolas: por que usar controle de acesso
7 de dezembro de 2015
O que é um relógio de ponto homologado pelo Inmetro?
7 de dezembro de 2015

Portrait of smiling little school kids in school corridor

A educação de crianças e de adolescentes é uma das principais preocupações de seus pais. No entanto, com a rotina corrida de trabalho dos adultos, acaba ficando difícil ter um controle da frequência escolar dos pequenos, que, por não terem uma fiscalização adequada, acabam matando aulas sem que seus responsáveis saibam.

Para o conforto e a segurança desses pais, hoje em dia, existem aplicativos e programas que permitem o controle de frequência dos seus filhos. Estas ferramentas enviam informações em termo real para que os pais saibam os horários de entrada e de saída da escola.

O controle de acesso em escolas é uma preocupação real, mas que pode ser contornada a partir da implementação de alguns procedimentos.

Da catraca para o celular

Para que sistemas de controle sejam implantados, é necessário que as escolas tenham catracas ou pontos biométricos para que os alunos possam passar suas carteirinhas ou colocar suas digitais.

Em seguida, com o auxílio de um programa, os pais recebem por SMS o horário que seus filhos passaram pelas catracas ou pelo ponto. Um exemplo de dispositivo que cumpre com essa função é o IKAcesso Escola.

Vantagens

Para os responsáveis

O IKAcesso Escola é um sistema completo que, além de fazer a integração com as catracas das escolas e enviar SMS para os pais avisando da entrada de seus filhos em tempo real, ainda permite que os responsáveis tenham acesso a um relatório com todas as informações recebidas no decorrer do mês usando apenas uma senha e um login.

Usar esse sistema, além de trazer mais tranquilidade aos pais, permite que eles possam ter um contato próximo com a vida escolar de seus filhos de uma maneira simples e instantânea, garantindo, assim, a segurança e a educação dos pequenos.

Para a escola

Além dos pais ficarem tranquilos em relação ao paradeiro de seus filhos, o IKAcesso Escola traz benefícios para a instituição de ensino. O monitoramento também pode ser utilizado para controlar a entrada e a saída de funcionários.

Assim, os responsáveis pela escola têm um controle unificado da movimentação de seus colaboradores e estudantes.

Todo o processo é automatizado e há a possibilidade multi usuário, ou seja, cada pessoa tem um acesso personalizado para que tenha contato apenas com as informações que o competem.

Além de controle, o IKAcesso Escola garante a segurança do local, uma vez que será registrado todos os horários e as permanências de alunos, dos funcionários e dos visitantes dentro da instituição.

Rematricula escolar

Solução para pais e professores

O controle de frequência escolar é satisfatório tanto para os pais, que ficam tranquilos ao saberem do paradeiro de seus filhos, quanto em relação aos professores que, em vez de terem de fazer listas de chamadas para garantir que os alunos estejam estudando, podem utilizar esse tempo para passarem mais conhecimento e para se dedicarem mais às suas matérias, por exemplo.

Outro ponto positivo é que essas ferramentas fazem com que os estudantes não tenham motivação para faltarem, já que seus pais serão notificados em caso de faltas.

Para conhecer mais de nossos serviços e soluções em sistemas biométricos de acesso, curta a nossa página no Facebook!