5 razões para adotar um sistema de controle de acesso

Retenção de alunos
Saiba como aumentar a retenção de alunos nas escolas
12 de janeiro de 2016
Inadimplência Escolar
Como diminuir a inadimplência escolar
12 de janeiro de 2016
Sistema de controle de acesso

Um sistema de controle de acesso é feito para controlar ou mesmo impedir o acesso de pessoas a um determinado local, além de fornecer informações sobre a localização e sobre a atividade em geral.

Esses sistemas podem ser usados em escolas, hospitais, empresas em geral ou em condomínios diversos. Mais do que apenas um item supérfluo, esse tipo de sistema possui vantagens importantes para qualquer pessoa que deseje estar mais tranquilo em sua casa ou em seu ambiente de trabalho.

IKAcesso Escola – Conheça o software de controle de acesso para instituições de ensino!

Assim, confira, a seguir, cinco razões para adotar um sistema de controle de acesso!

Maior segurança

Ter um sistema de controle de acesso significa, naturalmente, que somente pessoas autorizadas ou devidamente identificadas poderão entrar no local. Com isso, existe um controle muito maior de quem entra e quem sai, permitindo que haja maior segurança.

Quando o local pode ser acessado facilmente por qualquer pessoa, existe a possibilidade de pessoas mal intencionadas entrarem no local com intenções distorcidas. O controle de acesso, por sua vez, inibe esse tipo de atuação e permite que haja mais controle sobre tudo o que acontece.

Maior proteção ao patrimônio

O sistema de controle de acesso também garante maior proteção ao patrimônio em geral, já que somente pessoas autorizadas ou identificadas poderão entrar no local. Com isso, se qualquer coisa acontecer, como depredação de patrimônio ou mesmo furto, é mais fácil limitar as opções para encontrar os responsáveis.

Com uma lista de pessoas que estiveram no local no determinado período de tempo de ocorrência do incidente, é possível encontrar quem foi o responsável pelo dano e, com isso, recuperar o item ou garantir o conserto, por exemplo.

Facilidade de localização

Além da questão de segurança, o sistema de controle de acesso também facilita a localização de uma pessoa de interesse. Imagine, por exemplo, que esse tipo de sistema é instalado em uma empresa. Imagine também que um gestor precisa localizar rapidamente um funcionário responsável por uma decisão importante. Com a verificação dos relatórios de sistema de controle de acesso, é possível saber em qual setor o funcionário está e, com isso, localizá-lo mais facilmente, além de evitar desencontros.

Dessa forma, utilizar um sistema de controle de acesso também pode facilitar a localização de pessoas em diferentes ambientes, o que pode ser crucial em alguns locais, como empresas.

Controle hierárquico

O sistema de controle de acesso também facilita o controle hierárquico, o que significa que, com esse sistema, é possível permitir que apenas algumas pessoas acessem determinadas áreas.

Com isso, não existe apenas uma proteção em relação a pessoas externas ao local, mas também uma proteção relativa aos procedimentos internos da empresa, do hospital, da escola ou do mesmo condomínio.

No caso de um hospital, por exemplo, ao limitar o acesso a determinadas regiões para alguns níveis hierárquicos específicos, evita-se situações de perda, de roubo ou de modificação de informações ou itens importantes, como um estoque de remédios.

Facilidade na gestão

A gestão em geral também se torna mais fácil com um sistema de controle de acesso. No caso de escolas, por exemplo, fica mais fácil gerenciar as presenças de alunos, assim como nas empresas.

Além disso, o sistema de controle de acesso também diminui o tempo que precisa ser gasto com situações como entrada e saída de pessoas, já que todos os dados são coletados e geram relatórios de análise simplificada.

Um sistema de controle de acesso garante mais segurança e uma maior proteção ao patrimônio, mas também facilita a gestão com a localização de pessoas ou com a definição de acesso de acordo com a hierarquia.

Dessa forma, o local se mantém muito mais protegido de quaisquer problemas causados pela atuação de pessoas mal intencionadas ou simplesmente desavisadas.

Controle de frequencia escolar

Se quiser conhecer mais sobre o assunto e descobrir porque esse sistema é perfeito para suas necessidades, entre em contato com a Info Kings.