Tratamento de Ponto Semanal: Veja os benefícios

WhatsApp Image
Primeiro Evento Info Kings
17 de julho de 2019
Consequências de não ter um relógio de ponto em sua empresa
31 de julho de 2019
Tratamento de ponto

Fazer o tratamento de ponto, controle de jornada ou gestão de ponto é uma das coisas mais trabalhosas que uma empresa precisa fazer, especialmente aquelas que possuem muitos funcionários. O pior de tudo é quando a equipe responsável deixa para fazer essa gestão no último dia do mês, no dia em que é preciso fechar um monte de relatórios entre outras demandas como pagamentos dos funcionários e outras próprias desse período do mês.

Por isso, realizar o tratamento de ponto no momento certo e da maneira certa é fundamental. Não só aumenta a produtividade da equipe como também reduz as chances de uma série de erros que podem acontecer se tudo for feito no último minuto. Saiba mais sobre o assunto!

O que é controle de jornada?

Para entender a importância de se fazer o tratamento de ponto com maior frequência, é preciso entender também o que é controle de jornada.

Esse termo se refere ao controle que a empresa precisa fazer sobre a jornada dos funcionários. Para garantir que tudo esteja de acordo com a lei (máximo de 44 horas semanais e 220 horas mensais) e assim, evitar problemas com a justiça, pagando multas e horas extras desnecessárias. Para evitar esse tipo de situação, o tratamento de ponto semanal é fundamental.

Como fazer o tratamento de ponto semanal?

Bom, o tratamento de ponto é toda análise feita na vida laboral do funcionário: faltas, férias, atrasos, horas extras e outros. Tudo precisa ser analisado. Agora imagine o tempo e a atenção necessária para fazer isso com cada um dos funcionários da sua empresa? Por isso que recomendamos que o tratamento de ponto seja feito por semana, assim, quando o relatório mensal precisar ser concluído, as informações já estarão prontas.

Vamos ver como fazer esse tratamento de ponto? Podemos começar pelo uso de um sistema automatizado que registre todas essas informações do funcionário.

Ter um sistema de ponto digital é um ganho de produtividade imenso para a equipe de contabilidade e RH. Com o sistema de ponto da InfoKings, o IKPonto, é possível ter a ficha completa do funcionário, horas trabalhadas, o cálculo delas, quantas faltas, quantos atrasos, se está no momento ou não de oferecer as férias e assim por diante. Fica muito mais fácil fazer o tratamento de ponto quando a empresa possui um equipamento como esse.

Além disso, esse tipo de tecnologia consegue gerar relatórios com diversas informações pertinentes para facilitar o dia a dia da equipe. Usar um livro de ponto ou qualquer outro recurso manual só gera atrasos e complicações.

Muitas empresas que usam o livro de ponto acabam aplicando o chamado Horário Britânico. Isso quer dizer que não se levava em consideração os minutos que os funcionários chegavam adiantados ou atrasados. O problema é que eles precisam entrar na contagem e um livro de ponto assim pode gerar multas para a empresa. Clique aqui e entenda melhor os problemas do horário britânico.

Sem dúvida alguma fazer o tratamento de ponto semanal é a melhor opção para qualquer empresa. É o que se pode chamar de “dividir para conquistar”. Você e sua equipe “quebra” o trabalho em intervalos de tempo e assim, no final do mês, basta juntar os dados que foram analisados durante as semanas e que já estão resumidos.

Terceirizar o controle de ponto também pode ser uma boa opção. É o papel da Consultoria de Ponto: Os técnicos da InfoKings se responsabiliza por todo o processo, desta forma, o profissional de Departamento Pessoal ganha tempo para se preocupar em outras atividades.

Entre em contato pelo WhatsApp e entenda melhor como funciona: (21) 96418-8881