O que antes víamos nas telas dos cinemas como algo futurista, se tornou não só realidade, como também está presente em nosso cotidiano. A tecnologia de reconhecimento facial já está, por exemplo, nos nossos smartphones e em diversos dispositivos eletrônicos.
E a tendência é de crescimento, especialmente quando o assunto é proteção de dados e segurança de locais. Cada vez mais os hackers estão encontrando brechas para, por exemplo, acessar uma sala sem permissão por meio de um software de computador. O reconhecimento facial ajuda a driblar essas inovações com maior facilidade.
A sua empresa está precisando de uma tecnologia como essa para proteger melhor as informações ou evitar outros problemas? Então, entenda como o reconhecimento facial no controle de ponto pode ajudar. Confira!
Antes de falar especificamente de biometria facial, precisamos falar de biometria de uma forma geral. Assim, ficará mais fácil entender do que estamos falando neste post.
A biometria é uma tecnologia que usa um tipo de reconhecimento biológico, usando traços que apenas aquele indivíduo é capaz de ter. Por exemplo, a impressão digital, aquela que você usa, por exemplo, na catraca da academia para ter acesso, é um bom exemplo.
No caso da biometria facial, a única diferença é que, em vez de analisar as impressões digitais, serão os traços característicos da face que serão analisados.
Além dessas duas tecnologias de biometria que citamos aqui, podemos pensar em outras como, reconhecimento de voz e leitura da íris.
Para entender como funciona o reconhecimento facial, é preciso entender de que maneira uma máquina é capaz de identificar uma pessoa apenas pelos traços da face.
Você já ouviu falar em pontos nodais? São pontos que representam a distância entre dois pontos. Na face, existem cerca de 80 pontos nodais. Para você entender melhor, vamos dar alguns exemplos práticos:
Acho que deu para você entender o que queremos dizer. A biometria facial faz a leitura desses 80 pontos nodais e faz um tipo de mapa do nosso rosto. Assim, é praticamente impossível que o mapa de um rosto seja igual ao do outro, até mesmo quando falamos de gêmeos idênticos.
Bom, já começamos o texto falando de alguns usos comuns como no desbloqueio da tela do celular. Mas existem várias outras formas de usar o reconhecimento facial: em bancos para evitar fraudes, em caixas eletrônicos para transações financeiras, em condomínios, aeroportos, transporte público e, é claro, pela polícia também, com o objetivo de identificar algum suspeito.
Outro uso que está se tornando bastante comum é no controle de ponto, especialmente durante o home office.
Ter um controle que usa o reconhecimento facial impede, por exemplo, que outra pessoa bata o ponto em casa pelo funcionário.
Inicialmente, é claro, todos os funcionários terão que passar pela etapa do cadastro. O dispositivo vai fazer um mapeamento dos pontos nodais e guardar no software. Assim, quando o rosto for colocado novamente diante do dispositivo, haverá o reconhecimento. Simples, rápido e prático.
Para maiores detalhes, você pode conferir em nosso aplicativo de ponto por reconhecimento facial.
Em fábricas com muitos funcionários, por exemplo, uma fila enorme costuma se formar na entrada, no horário de início do expediente e isso pode atrasar o ponto. Isso pode fazer, por exemplo, que os funcionários entrem atrasados e assim, a folha de pagamento pode ficar comprometida no final do mês e assim, gerar mais trabalho para o RH e a contabilidade.
Lembrando que o reconhecimento facial acontece em poucos segundos. Sendo mais rápido que outros meios de acesso como os manuais, por exemplo.
Se você está com medo de usar o reconhecimento facial porque acredita que ele não está de acordo com a legislação vigente, então pode ficar tranquilo. E, aqui na Infokings, a gente está sempre comprometido em oferecer um software com constante atualização para que você não precise se preocupar com isso.
Sem dúvida alguma, o reconhecimento facial oferece muito mais segurança para a empresa e também para os próprios funcionários. De forma presencial, isso evita que pessoas mal intencionadas acessem a empresa usando a senha ou o cartão de um colaborador.
E, pensando de maneira remota, também evita que pessoas estranhas tenham acesso aos dados da empresa, ou seja, ao sistema fechado que só os funcionários devem ter acesso.
O modelo de reconhecimento facial como método de entrada e saída dos funcionários da empresa é perfeito para o momento de pandemia e pós-pandemia.
Por não ter o contato manual com o dispositivo, a taxa de contaminação cai consideravelmente. E isso vale para qualquer outra doença que seja transmitida por contato como gripe, herpes, conjuntivite e outras.
Se teve uma coisa que a pandemia nos mostrou foi justamente a nossa capacidade de adaptação e o quanto ela é necessária. A qualquer momento, você pode se ver obrigado a usar essa nova tecnologia e é melhor que não seja de forma urgente.
Por isso, quanto antes você começar a modernizar a sua empresa e adaptá-la aos novos tempos, melhor. Além disso, ao investir mais em recursos tecnológicos, a sua marca também se valoriza no mercado.
Como você pode perceber, o reconhecimento facial é algo que veio para ficar e pode ser facilmente atrelado ao controle de ponto da sua empresa.
Preencha o formulário abaixo e conheça nossas soluções de controle de ponto com reconhecimento facial!