8 razões para você adotar o controle de ponto eletrônico

Como a sua empresa pode se adequar às novas necessidades do mercado_
Como se adequar às novas necessidades do mercado?
1 de julho de 2020
Controle de acesso 2020
As principais tecnologias de controle de acesso para 2020
15 de julho de 2020
8 razões para você adotar o controle de ponto eletrônico

O controle de ponto é algo essencial para qualquer empresa e obrigatório para aquelas com mais de 20 funcionários. Aliás, ela nunca foi tão necessária como agora, em um momento em que diversos funcionários estão trabalhando no sistema home office. E a melhor forma de saber os horários de entrada e saída deles é por meio do ponto eletrônico.

Você pode até utilizar um controle de ponto manual, mas será muito mais trabalhoso e as chances de erros são inúmeras. Isso, por sua vez, gera uma série de problemas para a sua empresa, o que pode chegar à justiça. E como você não terá provas, poderá pagar uma multa pesada.

Para evitar todos esses transtornos e muitos outros, a melhor opção é instalar o controle de ponto eletrônico na sua empresa e vamos agora dar muitas razões para isso. Confira!

Por que usar o controle de ponto eletrônico?

1. Custo-benefício

Muitas empresas olham apenas para o valor do produto e serviço e de forma muito pontual. Mas é preciso olhar no longo prazo o que ela ferramenta pode representar para sua empresa.

Se você pensar que por apenas 8,30 reais por dia terá na sua empresa um equipamento de ponto biométrico (acesso dos funcionários pela digital) e também um sistema de ponto que vai ajudar a sua equipe a automatizar todas essas informações, pode perceber o quanto ter um equipamento como esse pode trazer muitas vantagens para a empresa a um custo baixo.

Isso significa que você não vai mais precisar olhar a folha de ponto todos os dias para saber se os horários dos funcionários estão corretos ou se eles estão marcando o horário britânico, algo que é ilegal e que pode colocar a sua empresa em risco.

2. Retorno do investimento

Para ter um controle de ponto eficiente na sua empresa de forma manual é preciso muita gente. Não só uma equipe de RH, mas também uma equipe contábil que pode ser até terceirizada, mas cobra por esse serviço.

E, se você colocar na ponta do lápis, vai acabar percebendo que o custo que está tendo para manter o controle de ponto dessa maneira pode ser até 7 x maior se utilizar um controle de ponto eletrônico.

Pense que esse trabalho passará a ser do software e não dos funcionários. Eles, por sua vez, estarão livres para outras demandas da empresa e ajudar assim no crescimento mais rápido e sucesso do seu negócio.

3. Ônus da prova passa a ser do funcionário

Quando os problemas trabalhistas acabam indo parar na justiça, no primeiro momento, o ônus da prova é de obrigação da empresa. Isso quer dizer que se um funcionário acusar a sua empresa, por exemplo, de não pagar todas as horas extras, é você quem tem que provar que ele está errado.

Com um controle de ponto eletrônico, fica muito mais fácil localizar o pagamento e também contabilizar todas as horas extras que foram feitas em um determinado período. Você nem precisará fazer cálculos manuais, pois o software já oferece essa informação pronta. 

Assim, o ônus da prova, ou seja, a obrigação de provar a alegação passa a ser do funcionário. 

4. Tome decisões mais assertivas

Os dados nos ajudam a tomar decisões importantes dentro da empresa e um software ajuda a visualizar essas informações de uma maneira mais clara.

Você pode, analisar, por exemplo, a quantidade de horas extras que foram pagas aos funcionários e isso pode ser o principal gargalo financeiro da sua empresa. A partir disso, pode tomar a decisão, por exemplo, de utilizar um banco de horas ou investigar por que os funcionários estão precisando ficar tanto tempo além do horário convencional de trabalho.

5. Tenha cálculos automatizados

A nossa mente já tem tanto com o que se preocupar e o nosso tempo é o bem mais valioso que temos, afinal de contas, tempo perdido não volta não é mesmo?

Então, que tal utilizar esse tempo de uma maneira bem melhor do que fazendo cálculos de forma manual? Se é você quem faz, pense o quanto de melhorias e estratégias está deixando de aplicar na sua empresa para fazer um serviço que uma máquina pode fazer e com uma menor chance de erros?

Manter o trabalho automatizado evita essa perda de tempo e ajuda você e sua equipe a focar em outros assuntos que são tão importantes quanto.

6. Reduza as chances de fraudes

Você já pensou que podem ter funcionários dentro da sua empresa envolvidos em um esquema? Por exemplo, 1 funcionário se alia com um do RH e outro da contabilidade. O do RH aumenta as horas extras do funcionário e o contador confirma a informação no documento. Com isso, esse dinheiro das horas extras pode ser dividido pelos 3.

Um ponto eletrônico evita esse tipo de situação, pois como tudo é feito de maneira automatizada, ninguém pode adicionar ou modificar as horas de entrada e saída dos funcionários.

E não precisa nem ser um esquema tão mirabolante assim. O controle de ponto eletrônico evita, por exemplo, que um funcionário bata o ponto pelo outro. Como tudo é feito por meio da biometria, apenas o próprio empregado por fazer isso.

7. Evita problemas entre os funcionários

Um controle de ponto feito de maneira manual pode gerar o seguinte problema. Veja… Pedro e João são colegas de trabalho, mas Pedro chega atrasado todos os dias e, no fim do mês, Pedro e João recebem o mesmo valor por causa de um erro no RH ou na contabilidade. Isso certamente gera muito conflito, o que é péssimo para a empresa. Por isso, ter ferramentas automatizadas de controle de ponto é sempre bem-vindo.

8. Férias perdidas

Vamos voltar ao exemplo acima e usar Pedro, o funcionário relapso e que além de chegar atrasado, também falta sem justificativa. Isso acaba não indo pro controle de ponto manual e você não tem como provar.

Se você usa um controle de ponto eletrônico é possível comprovar as faltas injustificadas e descontá-las nas férias dos funcionários. Tem vezes que o funcionário perde o período completo de férias por causa da quantidade de faltas.

Viu como há diversos bons motivos para você contratar um controle de ponto eletrônico para sua empresa? São muitas as vantagens, sem contar a quantidade de problemas que você evita, especialmente com a justiça.

Já decidiu e vai mudar para o ponto eletrônico? Veja como fazer isso de forma rápida e simples!