Quais são as funções do Departamento Pessoal

AFD, AFDT e ACJEF. Conheça os arquivos fiscais:
4 de dezembro de 2019
Principais regras para a concessão de aviso prévio
18 de dezembro de 2019

O RH é um dos departamentos mais importantes da empresa, afinal de contas, ele é o responsável por recrutar e contratar os talentos do negócio. Essa equipe exerce diversas funções, entre elas algumas mais burocráticas, funções essas que dão ao RH outro nome: Departamento Pessoal.

É o “DP” (Departamento Pessoal) o responsável por realizar uma série de tarefas que ajuda a formalizar a relação empregado e empregador, evitando problemas futuros e atritos com a justiça do trabalho. Entre algumas delas estão o controle de ponto, o registro de trabalho, benefícios, gestão de férias e outros.

São ações indispensáveis para a empresa e, por mais que não façam parte da parte estratégica, o seu empreendimento não pode ficar sem elas. Vejamos abaixo algumas das principais funções do Departamento pessoal de maneira mais aprofundada. Confira!

Gestão de benefícios complementares

Qualquer empregado possui, por lei, uma série de benefícios e outros podem ser concedidos pela própria empresa. Se tem no contrato de trabalho, precisa ser cumprido. Podemos citar alguns benefícios que são obrigatórios por lei como o FGTS e o décimo terceiro.

Quanto aos oferecidos pela empresa como o vale-cultura, bolsa de estudos e outros do tipo precisam ser selecionados criteriosamente. Além disso, é interessante levar alguns fatores em consideração como o equilíbrio financeiro e a cultura da empresa.

Controle de férias e licenças

A grande maioria dos funcionários não vê a hora de entrar de férias e por alguns motivos, normalmente relacionados à saúde, podem pedir licença. De qualquer modo, é função do Departamento Pessoal cuidar de toda a parte burocrática sobre o assunto. Por exemplo, a equipe precisa conferir se aquele funcionário já tem 12 meses trabalhados para tirar as férias.

O departamento precisa entrar em contato com a chefia para saber qual é o melhor período para que os funcionários entrem de férias ou, pelo menos, uma parte deles. Também precisam estar preparados para quando um pedir licença já que, nesse caso, não é possível saber quando alguém vai pedir.

Pagamento do salário e comissões

Pagar os salários e as comissões dos funcionários também é papel do Departamento Pessoal. Normalmente, esse pagamento é feito até o 5º dia útil do mês (há exceções) e, por isso, a equipe precisa estar muito bem alinhada com o Departamento Financeiro.

É função também do Departamento Pessoal conferir se os valores estão de acordo com o que está descrito. Uma simples conferência pode evitar muitos problemas lá na frente.

Administração do ponto e jornada de trabalho

Outra função de extrema importância para esse departamento. Ele é o responsável por registrar os horários de entrada e saída dos empregados, verificar as horas extras, as faltas e outros. O controle de ponto é importante por dois principais motivos: evita problemas legais e ajuda a monitorar a produtividade da empresa.

A boa notícia é que, cada vez mais, os aparelhos e softwares de controle de ponto estão cada vez mais modernos e conseguem se adaptar às demandas da empresa. Um bom exemplo disso é o Sistema de Ponto Personalizável, o IKPonto REP. Ele consegue deixar a rotina do Departamento Pessoal muito mais rápida, oferecendo cadastro de funcionários, relatório de banco de horas e muito mais.

Veja como o nosso software de sistema de ponto pode ajudar no controle das horas e oferecer outras vantagens para sua empresa!