Como fechar a folha de pagamento mais rápido?

Fechar a folha de pagamento pode ser uma das tarefas mais estressantes da contabilidade por conta da grande importância desse documento e da total atenção que é necessário ter para fazê-lo. Além de evitar processos trabalhistas, também é essencial para a organização interna do seu negócio. Quem trabalha nela, precisa estar em conexão com outros departamentos como o de RH e também ter conhecimentos de legislação trabalhista, previdenciária, matemática financeira e outros.

E, para ajudá-lo nessa importante tarefa, listamos abaixo algumas dicas para fechar a folha de pagamento de uma forma mais rápida e com menor chance de erros. Vamos lá!

Faça a diferenciação entre o salário bruto e o líquido

O salário bruto é aquele no qual ainda não foi descontado nenhum tipo de valor oficial como o INSS, e o Imposto de Renda. Como esses descontos são em porcentagem em cima do valor total do salário bruto, quanto maior ele é, maior é o desconto. Já o salário líquido é justamente o que o funcionário realmente recebe, ou seja, o valor depois de todos os descontos realizados.

Faça o cálculo das horas trabalhadas

Saber as horas que foram trabalhadas pelos funcionários é essencial para realizar o pagamento corretamente. Por isso, é interessante ter um sistema automatizado no qual você pode ver todos esses dados de uma maneira mais rápida. Para isso, é interessante instalar em seu estabelecimento um relógio de ponto. Ele registrará o horário de acesso de todos que estão cadastrados no sistema. Assim, quando quiser saber as horas trabalhadas por cada um, basta verificar no sistema.

Na hora de fazer isso, atente-se para os valores diferentes que são cobrados por cada tipo de hora. Por exemplo, a hora extra noturna é 50% a mais que o valor da hora normal de trabalho e a hora extra é de 25% a mais. Veja também as faltas não justificadas que ocorreram dentro do período.

Leve em conta as informações importantes

Algum funcionário vai entrar de férias? Vai pedir licença maternidade? Está doente e você precisa pagar os primeiros 15 dias de ausência? Há 13º para fazer o pagamento? Todos esses pontos precisam ser colocados na folha de pagamento já que isso fará diferença entre os valores. Então, lembre-se de que há diversas informações que devem ser levadas em consideração: ajuda de custo, comissões, bônus, participação nos lucros, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade e assim por diante.

Use o Conversor-Folha

Quer ter o mínimo de trabalho possível na hora de fechar a folha de pagamento e também o mínimo de erros? Então, use uma ferramenta chamada Conversor-Folha. Ele consegue fazer a integração completa entre a Folha de Ponto e a Folha de Pagamento. Assim, diversas informações que antes deveriam ser colocadas na folha de pagamento manualmente, passam para o documento de maneira automática.

Você não precisará, por exemplo, se preocupar em errar algum tipo de valor ou mesmo de esquecer o pagamento de um dos funcionários. O Conversor-Folha conta com uma série de benefícios. Ele consegue oferecer maior produtividade para a sua equipe de Contabilidade e também tem maior flexibilidade, pois você só precisará importar o arquivo da Folha de Ponto para a Folha de pagamento ou enviar a seu contador.

Entre em contato agora mesmo com a Info Kings e solicite um projeto para controle de ponto. Será muito mais fácil, por exemplo, fazer a cobrança de faltas, atrasos e horas extras sem confusão.

O que está esperando? Faça o seu orçamento agora mesmo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"