Por que usar o ponto eletrônico no meu supermercado?

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Nas empresas, ainda não há muita padronização a respeito dos equipamentos de controle de ponto. Entre as menores, há aquelas que fazem o controle manualmente, ou com máquinas analógicos; já as maiores não podem escapar do ponto eletrônico para acelerar os processos.

Nesse contexto, no post de hoje, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o funcionamento e o impacto dessa ferramenta nos processos de sua empresa, para que você possa decidir quando seu supermercado deverá optar pelo ponto eletrônico. Continue a leitura! 

Qual é a recomendação do Ministério do Trabalho e Emprego?

De acordo com a Portaria 1.510 de 2009, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recomenda que quaisquer empresas com mais de dez funcionários utilizem o Registrador Eletrônico de Ponto (REP), popularmente chamado de ponto eletrônico.

Mas atenção! O MTE não obriga o uso do REP — entretanto existe a obrigatoriedade do controle de ponto dos funcionários.

Quais são as vantagens de utilizar o ponto eletrônico?

Maior controle do horário dos funcionários

Com o ponto eletrônico, você poderá criar relatórios a respeito dos horários de chegada e saída de cada um de seus funcionários — o que permite um maior controle. Além disso, todos os equipamentos certificados pelo MTE incluem uma entrada USB, o que facilitará ainda mais a vida do seu gestor de pessoal!

Maior segurança jurídica

O ponto eletrônico deve, obrigatoriamente, emitir um comprovante de ponto para seu funcionário — que, assim, terá acesso às mesmas informações que estarão presentes em seu futuro relatório. Esse documento pode servir de prova durante um litígio trabalhista. Como todos os equipamentos de ponto devem ser certificados pelo MTE, não há margem para dúvidas.

Possibilidade praticamente nula de fraudes

A não ser que você tenha um funcionário que seja um hacker avançado, o ponto eletrônico não permite as fraudes que vemos com frequência nos pontos manuais ou analógicos (mecânicos). O funcionário não pode modificar os horários, assim como os gerentes não poderão beneficiar quaisquer funcionários atrasados.

Por que utilizar o ponto eletrônico?

Processos mais rápidos e mais seguros

O ponto eletrônico irá fornecer maior rapidez aos processos. Os funcionários irão começar a trabalhar mais cedo, pois não haverá filas para assinar o ponto. Da mesma forma, através dos relatórios automáticos, os gestores farão suas análises mais rapidamente.

Acessibilidade

Você terá acesso mais fácil aos dados, visto que eles podem ser transferidos via USB — além de poderem ser impressos na própria máquina!

Ótima relação custo-benefício

Muitas empresas têm receio de instalar pontos eletrônicos, pois pensam que os gastos serão bem maiores. No entanto, apesar de custarem cerca de três vezes mais do que os pontos analógicos, eles podem ser considerados baratos ao levarmos em conta suas vantagens — pois diminui a possibilidade de erro humano, não depende da assinatura do funcionário, é automático e aumenta a produtividade da equipe.

Controle biométrico

O controle biométrico evita que qualquer funcionário bata o ponto para outro — permitindo, assim, um controle ainda maior a respeito das atividades de cada funcionário.

Viu só? Com a rapidez e segurança que proporciona, o ponto eletrônico será uma grande vantagem para os processos do seu supermercado! Apesar de um custo inicial maior, você logo perceberá as vantagens — pois terá uma prova mais segura durante os litígios, processos mais rápidos e uma redução a praticamente zero de quaisquer fraudes em relação ao controle de ponto.

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E então, pronto para trazer esse benefício para seu supermercado? Atualmente, como é feito o controle de ponto? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!