É preciso levar em consideração alguns fatores como, por exemplo, o contrato que está em vigor entre a empresa e o funcionário. Mudar o contrato neste momento é algo dispendioso e muitos órgãos oficiais não estão funcionando, sem contar que isso pode fazer com que alguns grandes talentos saiam da empresa.
Mas como controlar os horários dos funcionários e evitar assim que eles trabalhem menos que o acordado ou, ainda pior, que futuramente entrem com um processo na justiça acusando de terem trabalhado horas extras sendo que isso não é verdade? Para isso, há uma solução simples: o controle de ponto e é sobre isso que falaremos agora. Confira!
Antes de mais nada, primeiro temos que explicar que existe uma forma de controlar o horário dos seus funcionários ainda que eles trabalhem em home office. Há um controle de ponto digital, onde os colaboradores podem bater o ponto de qualquer lugar precisando, para isso, apenas fazer o acesso por meio do notebook, smartphone ou qualquer outro dispositivo eletrônico.
Assim, é possível controlar a jornada de toda a equipe e se alguém esquecer de bater o ponto — algo muito comum nos primeiros dias até que todos se acostumem — você deve pedir ao funcionário para assinar um documento informando que no dia X esqueceu de bater o ponto, mas que trabalhou a quantidade de horas Y acordadas em contrato.
Por conta da pandemia, empregadores e empregados precisam lidar com situações novas quase todos os dias. E, por isso, é preciso ser bastante cuidado neste momento para não ter maiores problemas no futuro.
Por exemplo, o fato de trabalhar em casa pode ser uma desculpa para que alguns funcionários tendem agir de má fé não trabalhando as 40 horas acordadas no contrato de trabalho. Na hora do pagamento, o valor será descontado e o funcionário pode não estar esperando. Em outro momento, ele pode entrar com uma ação na justiça (se estiver trabalhando na empresa, tem até 5 anos para fazer isso) acusando que horas de trabalho foram descontadas injustamente.
Sabemos que, quando se trata de justiça do trabalho, quem tem que provar o contrário é o empregador. Nesse caso, ter um controle de ponto vai ajudá-lo a ter as provas necessárias para não ter problemas do tipo.
Uma das estratégias que podem ser utilizadas neste momento é a redução de jornada. É uma forma de a empresa ser justa com o funcionário, pagando o que lhe é devido, reduzindo os custos, sem precisar demiti-lo.
E, no atual cenário que estamos, o STF decidiu que a redução de jornada não precisa de aval do sindicato da categoria. Assim, ainda que tenha acordos feitos em contrato com os funcionários para o cumprimento de uma jornada de 44 horas, por exemplo, é possível reduzi-la sem ter problemas futuros.
E como saber se a redução de jornada está sendo cumprida? Simples: por meio do ponto eletrônico. Ele é que vai ajudar você e sua equipe a cumprir a nova jornada e a evitar problemas não só com a justiça, mas também com os sindicatos.
O banco de horas é uma das estratégias que as empresas costumam usar para não ter que “pagar monetariamente” as horas extras do funcionário. Essas horas vão para um banco e que podem ser descontadas em outro momento como dias de “folga” para o funcionário.
Nesse caso, manter o controle de ponto mesmo no home office vai ajudá-lo a continuar com o sistema de banco de horas. Dessa maneira, será possível, dentro do prazo, o funcionário usar a quantidade de horas que tem na empresa. E você consegue comprovar facilmente qual é essa quantidade sem ter muitos problemas, afinal de contas, o tempo de trabalho fica registrado automaticamente no software do controle de ponto e não pode ser alterado manualmente.
Em um contexto normal, ou seja, sem a pandemia, a legislação brasileira muda constantemente, quem dirá em situações como estas que estamos vivendo. As famosas Medidas Provisórias, mais conhecidas como MPs são as que mais se modificam, pois valem em caráter excepcional e de maneira temporária.
O fato é que como estamos em uma situação em incomum, quando tudo voltar ao “normal”, os problemas na justiça trabalhista serão muitos e compatíveis com a situação que estamos vivendo. Quanto mais você se resguardar e ter meios de comprovar que o trabalho da sua equipe está sendo feito dentro do que diz a lei, melhor ainda. Nesse caso, o controle de ponto é exatamente do que você precisa.
De fato, existem muitos e bons motivos para você começar a utilizar o controle de ponto na sua empresa. Em tempos de crise, com muita gente no home office, esse controle se faz ainda mais necessário. Afinal de contas, ele ajuda a garantir não só o cumprimento da carga horária para a empresa, mas também ajuda o funcionário a garantir seus direitos e cobrar, por exemplo, pelas horas extras que são devidas.
O IK Ponto Web é uma excelente ferramenta de ponto digital para você e sua equipe utilizarem. Ele consegue oferecer diversos recursos como o lançamento de faltas coletivas, lançamento de justificativas, espelho de ponto, relatório de divergências e outros que são úteis para o seu negócio neste momento de crise em que os funcionários estão em home office.
Quer saber mais sobre esse recurso e como adicioná-lo ao seu dia a dia? Agende uma consultoria gratuita conosco, no formulário abaixo.