Uma das tecnologias que vem sendo usadas pelas empresas para substituir os sistemas de cartão, relógio de ponto ou controle de ponto manual é o ponto biométrico. O sistema utiliza recursos biológicos em mecanismos de identificação, como a impressão digital de um dedo. Essa se torna a “assinatura” do funcionário: servindo como controle de entrada e saída da empresa, bem como horários de almoço e intervalos. A praticidade e a segurança que esse sistema oferece são praticamente incomparáveis às demais opções. Mas se ainda assim você tem dúvidas se deve ou não instalar o ponto biométrico na sua empresa, confira as 5 vantagens que ele pode oferecer!

Não é necessário memorizar senhas

Para acessar o ponto biométrico, basta usar a impressão digital — também há aparelhos que funcionam através da íris do olho ou por voz, mas são mais incomuns. Esse procedimento eficaz elimina a necessidade de o funcionário precisar usar senhas de acesso e, portanto, evita também as chances de elas serem esquecidas pelas pessoas.

Elimina o problema de esquecimento de cartões

Em uma empresa com muitos funcionários, a probabilidade de alguém esquecer o cartão ponto é alta. Esse problema leva algum tempo para ser solucionado, pois o controle precisa ser igual para todos. O ponto biométrico elimina a necessidade de o funcionário ter que sempre portar o cartão magnético, todos os dias, para poder entrar e sair da empresa sem problemas. É uma questão a menos para a empresa se preocupar, evitando perda de tempo cada vez que alguém esquecer o cartão em casa.

Evita fraudes no registro do ponto

As características biológicas usadas no ponto biométrico são pessoais e intransferíveis. Portanto, não há chances de uma pessoa se passar por outra para “bater ponto”. Essa é uma das garantias para a empresa que utiliza o ponto biométrico como maneira de controlar e autenticar a entrada e saída dos seus funcionários. Ele exige a presença física da pessoa para fazer esse controle e ninguém pode substituí-la ou se passar por ela.

Praticidade e segurança

Uma das vantagens do ponto biométrico é sua praticidade e facilidade de acesso. Não tem como negar: não precisar assinar ponto todos os dias ou carregar e passar o cartão magnético é uma praticidade tanto para o funcionário quanto para o empresário e para o departamento de recursos humanos. A outra grande vantagem é a segurança que ele oferece para a empresa, pois não há maneiras de uma pessoa não cadastrada no sistema entrar na empresa sem autorização. Isso evita muitos problemas com a entrada de pessoas indesejadas ou que apresentem algum risco para a empresa.

Excelente custo-benefício

Pelas vantagens que oferece, o ponto biométrico tem um custo acessível às empresas. Com um sistema que oferece segurança, praticidade e que evita desperdício de tempo e dinheiro (com cartões magnéticos perdidos, por exemplo), é possível ver claramente que o investimento vale a pena.

A Info Kings indica o ponto biométrico como uma alternativa que agrega tecnologia, segurança, praticidade e economia de tempo para as empresas.

Projeto para controle de ponto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *