Redução de custos nas empresas: utilizando o banco de horas
15 de junho de 2016
Banco de horas
Afinal, o banco de horas aumenta a produtividade do colaborador?
22 de junho de 2016

Controlar adequadamente horários de entrada e saída de colaboradores pode ser um problema para muitas empresas. Afinal, como saber se a carga horária está sendo cumprida corretamente e evitar fraudes no registro do ponto manual?

Essas e outras questões podem ser solucionadas com o uso de um relógio de ponto eletrônico, uma alternativa viável para empresas de todo porte, indicado, inclusive, para médios e pequenos negócios. São muitas as vantagens que essa solução oferece. Confira algumas no post de hoje!

Faça um bom controle diário da equipe

Para evitar problemas no cálculo das horas trabalhadas, os pontos eletrônicos fazem registros que podem ser acompanhados diariamente. Essa é uma vantagem relevante, tanto para os gestores de RH quanto para os colaboradores, que ficam cientes de seus intervalos e jornada de trabalho.

Com um relógio de ponto, você poderá controlar os horários de entrada e saída de sua equipe, o que pode ser essencial para evitar atrasos, manter a equipe produtiva e verificar eventuais horas extras.

Otimize pagamentos e rotinas de RH

Como previsto na legislação vigente, uma empresa com até dez colaboradores deve adotar o registro de ponto. Mas, como é de entendimento da maioria, nem sempre a jornada de trabalho é cumprida corretamente, ainda que a organização seja de menor porte. O que fazer, então?

Uma solução é instalar softwares ou fazer anotações manuais para registrar o ponto. Mas com a adoção do relógio de ponto eletrônico no seu negócio, as cargas horárias serão computadas de maneira precisa, para que o pagamento dos salários seja feito com eficácia. Isso otimiza as rotinas do departamento de RH de sua empresa.

Use a modernidade contra as fraudes

Quem se lembra do antigo livro de ponto? Aquele de capa verde ou preta em que o colaborador escrevia seus horários de chegada e saída? Pois bem, ele ainda é utilizado em algumas empresas de pequeno porte. Mas algumas situações recorrentes em muitas empresas o fizeram cair em desuso, como anotações errôneas por parte de colaboradores ou quando um colega de expediente faz a anotação em nome de outro.

Como os gestores estão, geralmente, imersos em outras questões administrativas, práticas como essas podem acabar passando despercebidas. Adotando uma boa solução como o ponto eletrônico biométrico, essas fraudes poderão ser controladas, já que o colaborador precisará registrar pessoalmente sua impressão digital no leitor.

Possibilite acordos de carga horária

Jornadas flexíveis podem ser de difícil controle, como quando colaboradores precisam viajar para apresentar produtos a clientes, por exemplo, ou no caso de professores substitutos. Mais um desafio que pode ser resolvido com um relógio de ponto como o Inner Rep Plus. Em equipamentos como esse, é possível cadastrar o código de cada colaborador e a jornada de trabalho que ele irá executar, seja ela qual for.

Alcance segurança jurídica

Boas opções de aparelhos de ponto eletrônico oferecem um comprovante impresso a cada marcação de ponto dos funcionários, tudo conforme determinações legais do Ministério do Trabalho, garantindo maior segurança jurídica e evitando problemas com os direitos trabalhistas dos colaboradores.

Uma ressalva importante é a de que todos os equipamentos devem estar regularizados e de acordo com as portarias do INMETRO. Em caso de demissões, faltas ou até mesmo quebra de contrato de serviço, o relatório do relógio de ponto eletrônico servirá como prova concreta em caso de processo jurídico.

Então, esqueça o antigo livro de ponto ou os registros feitos à mão e adote agora mesmo um relógio de ponto! Sua empresa já conta com essa tecnologia? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência.

Projeto para controle de ponto