Toda empresa está sujeita a sofrer com problemas referentes à infraestrutura de Tecnologia da Informação. Estes desafios podem ser desde um simples contratempo com um computador que travou até falhas no sistema de segurança que impedem o funcionamento adequado das catracas, por exemplo.
Muitas vezes, esses problemas podem ser evitados, desde que sejam tomadas algumas medidas de prevenção. No post a seguir, vamos falar mais sobre esse assunto, oferecendo algumas dicas para melhorar sua gestão de equipamentos. Confira!
Quando o assunto é a gestão de equipamentos, um dos aspectos principais deve ser a manutenção preventiva. Muitos gestores, infelizmente, ainda acreditam que ela é apenas um ônus para a empresa e só eleva ainda mais os custos.
Entretanto, essa visão é muito equivocada. As manutenções preventivas ajudam a encontrar possíveis causas de falhas e resolvê-las antes que se tornem problemas maiores, mais complexos e mais onerosos.
Ou seja, os custos com a manutenção preventiva ainda são bem menores do que os reparos de emergência. Esta manutenção funciona como uma prevenção de problemas.
Como dissemos, a manutenção preventiva ajuda a encontrar falhas precoces que poderiam se tornar grandes problemas em longo prazo.
Para melhorar a sua gestão de equipamentos, não basta realizar as manutenções e detectar os problemas. É preciso também atuar para eliminar essas falhas e defeitos que poderiam tomar proporções maiores e impactar ainda mais suas operações.
Outro ponto importante na gestão de equipamentos e prevenção de problemas é o treinamento e a capacitação dos usuários com relação à utilização adequada das ferramentas de trabalho.
Muitas vezes, os defeitos têm origem no manuseio incorreto dos equipamentos. Estas práticas podem resultar tanto em problemas no sistema e nos softwares, como nos próprios equipamentos.
Para garantir uma gestão de equipamentos ainda mais adequada e eficiente, o ideal é realizar ciclos de monitoramento para acompanhar tanto os resultados das manutenções preventivas, quanto a aplicação do treinamento dos funcionários.
Isso é ainda mais importante quando há a troca de equipamentos por modelos mais atuais ou durante a entrada de um novo colaborador na empresa. Ambos os casos representam situações em que a capacitação dos funcionários pode não ter ocorrido.
Ao menor sinal de falha, consulte o suporte técnico da empresa fornecedora dos equipamentos e do software. Em muitos casos, pode ser algo simples de se resolver, mas que acaba se tornando um problema maior devido ao tempo de espera do prestador.
São algumas medidas simples que podem aprimorar a sua gestão de equipamentos. Assim, elas evitam que eles apresentem problemas e que prejudiquem as atividades da empresa.
No artigo de hoje, apresentamos apenas algumas delas. Mas, cabe a cada gestor avaliar o que mais se encaixa em sua empresa e aplicar as soluções mais adequadas.
Algumas dessas medidas já são tomadas no seu negócio? Como é feita a gestão de equipamentos e a prevenção de problemas? Compartilhe nos comentários quais são suas experiências e quais são suas opiniões sobre esse assunto.