Quando se fala em mercado de trabalho, muita coisa mudou por causa da pandemia da Covid-19. Diversas regras e leis precisaram ser alteradas para que as empresas pudessem se adaptar a este momento. O problema é que muitos funcionários podem usar alguns possíveis erros dos empregadores para entrar com um processo trabalhista.
Ou, pode ser que ele nem esteja de má fé, pode ser que a empresa realmente tenha cometido erros na contagem das horas trabalhadas ou na suspensão do contrato, entre outros.
Bom, a questão é: como evitar esse tipo de problema agora no pós-pandemia? De que maneira se adequar a esse novo cenário para evitar problemas futuros? Confira a resposta para essas e outras perguntas abaixo!
Faça uma análise completa de todos os contratos feitos durante a pandemia. Confira se estão todos de acordo com a lei, especialmente se a responsabilidade de fazer esses novos contratos foi passada para outra pessoa.
Se possível, contrate um advogado especialista em processo do trabalho e que esteja atualizado sobre as mudanças que ocorreram neste ano nesse sentido.
É preciso passar um pente fino antes que algum problema aconteça. Fica mais fácil resolver o problema se antecipando a eles. Por isso, faça uma investigação completa.
É bastante compreensível que, durante a pandemia, muitos contratos tenham sido alterados e as horas de trabalho reduzidas. Mas a contagem de horas por funcionário foi feita da forma correta?
Foi necessário algum trabalho no feriado? Alguma hora extra? Algum contrato que tenha sido suspenso e depois, mudou para redução de carga horária foi colocado na conta?
É bem comum que esse tipo de situação aconteça. Por exemplo, um dos funcionários ficou com o contrato suspenso por um tempo. Mas, depois as coisas foram melhorando na empresa e ele teve que voltar a trabalhar, mas com carga horária reduzida. Por força do hábito, as horas trabalhadas por ele continuaram sem contagem.
É preciso ficar de olho nesses erros que podem acontecer em qualquer instituição. Por isso, antes do final do ano, faça uma investigação e confira com o funcionário em último caso. Isso vale, especialmente, para aqueles que fazem o controle de ponto de forma manual.
Se a empresa cometeu uma falha com a contagem de horas trabalhadas pelo empregado, é preciso reconhecer o erro e tentar fazer um acordo entre as partes sem a necessidade de envolver a justiça, gerando um processo trabalhista.
A contagem de horas trabalhadas pode acontecer justamente agora na hora de calcular o 13º. O funcionário pode ter trabalhado o tempo mínimo por mês para que este entre na conta do abono natalino, mas isso não consta no controle de ponto da empresa.
A melhor forma de evitar processos trabalhistas e outros tipos de conflitos internos é instalando um controle de ponto. Um software que poderá concentrar todas as informações em um único lugar de fácil acesso e visualização sempre que necessário.
Aqui na Infokings disponibilizamos um controle de ponto que pode se adaptar facilmente às necessidades do seu negócio. Todas as horas já aparecem devidamente calculadas com os descontos e os acréscimos, evitando os tais processos trabalhistas por este motivo.
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