Erro de leitura biométrica. Quem nunca enfrentou esse problema tão recorrente? Afinal de contas, estamos falando de máquinas que, a qualquer momento, podem sim apresentar algum tipo de defeito. É claro que, dependendo do fornecedor, algumas mais que outras.
Porém, existem outros motivos para as falhas além dessa. Pode ser por conta de uma configuração feita de maneira errada ou mesmo por conta do próprio usuário. Por exemplo, em locais nos quais os funcionários trabalham com produtos químicos, é comum a biometria apresentar problemas.
Vamos agora passar algumas dicas do que pode ser feito nesse tipo de situação e quais cuidados devem ser tomados.
Algumas pessoas acreditem que a biometria deve funcionar perfeitamente em qualquer dedo. De fato, qualquer dedo cadastrado tem a impressão digital, mas existem alguns que conseguem oferecer melhor adaptação ao equipamento.
Você está bebendo uma garrafa de água gelada e a ponta dos dedos ficaram umedecidas. Naturalmente, ao usar algum tipo de biometria, a sua digital não será identificada por conta dessa barreira líquida que se forma na região. Isso acontece com qualquer pessoa, portanto, verifique com o funcionário e tenha sempre um lenço de papel próximo para ajudar nessas situações.
Além de água, qualquer outro tipo de substância como suor, poeira, produtos químicos e cosméticos podem impedir que a leitura da digital seja feita sem falhas.
Sabia que, com o passar dos anos, a nossa impressão digital se desgasta e já não é a mesma de antes? Sendo assim, os idosos podem apresentar alguns problemas na leitura biométrica, mas isso não é uma regra. Isso pode acontecer, mas o tipo de profissão que a pessoa exerceu durante a vida é um fator que deve ser considerado.
Por exemplo, pessoas que faziam faxina, lavavam roupa, trabalhavam na terra, na construção civil e em outros locais do tipo, podem ter, com o passar do tempo, a estrutura da digital comprometida.
Investir em manutenção preventiva é uma das melhores maneiras de evitar esse tipo de situação que pode causar uma série de transtornos para a sua empresa.
Por exemplo, se nela trabalham diversos funcionários pense na grande fila de pessoas que tende a se formar por problemas com a biometria. Cada pessoa tem que fazer a leitura diversas vezes para passar isso sem contar aqueles que não vão trabalhar ou chegam atrasados. Perde-se o controle dessas informações.
Para quem tem uma academia por exemplo, o risco de pessoas que não são alunas entrarem é grande. Sem contar naqueles que estão inadimplentes e já são conhecidos no local. Esses passam ainda mais fácil com uma biometria que dá problema.
Fazer a manutenção preventiva é a melhor solução. Quer saber mais sobre esse serviço? É só entrar em contato com a nossa equipe e tirar todas as suas dúvidas.
Antes de cadastrar o usuário, tenha a certeza de que a configuração do aparelho está correta e dentro do que é indicado. A partir disso, tenha cuidado no momento de realizar o cadastramento biométrico. Assim, verifique também se já não há um cadastro daquela pessoa no banco de dados.
Existem diversas outras opções de tecnologias que podem substituir o cadastramento biométrico e oferecer mais agilidade e menos problemas como os citados acima. Você pode fazer o controle de ponto ou de acesso em qualquer tipo de negócio no qual atue e que precise desse tipo de equipamento funcionando da melhor forma possível.
Por exemplo, usar uma solução que possa identificar o usuário pela leitura de um cartão é uma excelente solução para os problemas de biometria. Você pode, inclusive, usar um equipamento que ofereça as duas formas de controle.
Quer saber mais sobre esses equipamentos? Preencha o formulário abaixo!