5 erros comuns em gestão de pessoas para você evitar em sua empresa

PEC das domésticas
PEC das domésticas: dúvidas frequentes
1 de agosto de 2016
Automação de processos
Automação de processos: os 7 maiores benefícios para a sua empresa
15 de agosto de 2016
Gestão de pessoas

A correta gestão do capital humano é indispensável para o sucesso de um empreendimento no mercado, visto que o maior contato dos clientes com a empresa é feito por colaboradores. Para ter uma ideia mais clara,  68% dos clientes deixam de fazer negócios devido a mau atendimento, segundo pesquisa realizada pela Corporação Rockfeller.

Assim, erros de gestão de pessoas podem custar caro, influenciando diretamente no atendimento dos clientes e, consequentemente, na própria lucratividade do negócio. No post de hoje, descubra os 5 principais erros para evitar em sua empresa!

1. Falhas na comunicação interna

Muitos problemas e conflitos internos estão ligados à falta de comunicação dentro das empresas, por isso é cada vez mais comum incorporar técnicas de comunicação interna (CI) e endomarketing na estratégia das organizações.

As ferramentas de comunicação mais comuns são: mural, TV corporativa, intranet, aplicativos e redes sociais. Essas ferramentas facilitam a comunicação entre líderes e liderados, o que é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

2. Falta de metas claras

Não estabelecer metas claras é um grande erro para qualquer empresa, pois os colaboradores precisam ser bem direcionados e, sem objetivos específicos para toda a equipe, é pouco provável que isso aconteça. 

Boas metas devem estar de acordo com o padrão SMART, sigla para Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound. Ou seja, elas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes (para o negócio) e temporais (com prazo bem definido). Metas, quando bem elaboradas, são decisivas para que qualquer atividade seja bem-sucedida.

3. Pouco uso de tecnologias

Muitas gestores, no ímpeto de poupar de modo imediato, deixam de investir em tecnologias que beneficiam a empresa nos processos diários e otimizam a rotina do departamento de RH, o que é outro grande erro para o negócio.

A implementação de alguns softwares de automação aumentam a produtividade e diminuem os erros de gestão de pessoas, como é o caso do ponto eletrônico. Essa ferramenta, além de beneficiar o Departamento Pessoal (DP), também agrega mais segurança a toda a empresa e equipe de trabalho, com um controle mais eficiente do capital humano.

4. Ausência de recompensas

Boas recompensas estimulam todo o time de trabalho na busca pelos objetivos organizacionais. Um grande equivoco é achar que as recompensas são sempre bonificações em dinheiro, o que não é verdade, já que existem diversas outras maneiras de recompensar seus colaboradores, como, por exemplo, uma vaga exclusiva na garagem, um dia de folga ou mesmo um bom rodízio de pizza. Quando há recompensas, por mais simples que sejam, também há mais engajamento de todos os envolvidos.

5. Falta de treinamentos

Não treinar os funcionários é desperdiçar o potencial que cada um carrega dentro de si. Somente por meio de treinamentos é possível aprimorar o time de trabalho para que possa exercer com eficiência as atividades diárias. O treinamento pode ser realizado dentro ou fora da empresa e, além disso, também pode acontecer pela internet, com vídeo-aulas — o que reduz bastante as despesas finais.

Estes são os principais erros de gestão de pessoas, mas não os únicos. Para evitá-los, é indispensável ver os colaboradores como parceiros do negócio, pessoas que colaboram para o alcance das metas e objetivos do empreendimento.

Agora que você já entende mais sobre o assunto, deixe seu comentário em nosso post e compartilhe conosco suas experiências, opiniões e dúvidas!