5 controles financeiros que toda empresa de sucesso tem

falhas de segurança
5 falhas de segurança comuns em escolas e instituições privadas
19 de julho de 2016
Setor de RH
3 mudanças empresariais que fazem toda diferença no setor do RH
25 de julho de 2016
Controles financeiros

Empresas de sucesso se preocupam em investir em diversas áreas para capacitar os profissionais, aperfeiçoar os processos e manter os controles financeiros em dia.

O setor financeiro é decisivo na tomada de decisões e demanda especial atenção para evitar dívidas. Por conta disso, é preciso seguir algumas regras ao cuidar do orçamento e fluxo de caixa, visando manter as contas e o estoque em dia.

Um bom controle financeiro exige esforço, no entanto, pode ser facilmente realizado com planejamento e organização. Confira, a seguir, 5 controles essenciais que toda empresa deve fazer para deixar as finanças em dia!

Planejamento financeiro

Ele será fundamental para acompanhar as contas e verificar se tudo está acontecendo conforme o planejado. É importante manter uma planilha com todos os gastos fixos para que seja feita uma programação adequada sobre eles.

O processo pode ser facilitado quando se tem um software que auxilia nessa etapa e garante resultados mais positivos. A automação na empresa auxilia diversos setores, desde o RH até o financeiro e não deve ser deixada de lado.

O planejamento deve contemplar um período, que pode ser anual ou semestral, conforme a necessidade da empresa. Programando-se para um período mais longo, fica mais fácil estabelecer metas mensais e ter o registro de todas as contas.

Fluxo de caixa para despesas variáveis

Além dos gastos fixos, existe também os variáveis, como pagamento de fornecedores, manutenção, entre outros. A melhor forma de manter esse controle é fazendo um acompanhamento diário, garantindo que os custos estejam abaixo dos ganhos, o que pode ser feito com um fluxo de caixa.

Manter as contas em dia também será de grande valia e evitará que os valores aumentem mais do que o previsto, devido a cobranças de juros e multas por atraso.

Se perceber que não será possível pagar a conta no dia certo, tente negociar antes do vencimento. Agora, se tiver dinheiro em caixa e alguma conta oferecer desconto se for paga antecipadamente, aproveite essa oportunidade.

Categorização das despesas e das receitas

Ao organizar melhor as despesas e receitas, fica muito mais fácil identificar o que está consumindo mais recursos e o que mais dá lucro. Porém, não exagere no número de categorias e nem utilize poucas. Elas devem ser suficientes para ajudar no controle financeiro sem serem muito complexas ou detalhadas.

Centros de custos

Separar a empresa em centros de custos também ajudará a organizar melhor as receitas e despesas, permitindo uma nova visão. Dessa maneira, será possível saber quais setores são mais onerosos para que sejam revistos e também até retrabalhados alguns processos. Ele também permite saber quais setores dão mais lucro, permitindo a melhor distribuição dos recursos e investimentos naqueles que são fundamentais.

Preço compatível com o seu produto

Não adianta querer vender barato demais para conseguir atrair os clientes e depois não conseguir pagar as contas. É preciso levantar todos os custos do seu produto/serviço e estipular preços que cubram todas as despesas.

Além disso, é importante pensar no lucro, porém, o valor final precisa estar competitivo com os concorrentes para que não se percam clientes.

Vale lembrar que somente organizar os controles financeiros não é suficiente, é preciso que eles sejam acompanhados e que o planejamento leve em consideração as mudanças do mercado e estratégias da empresa.

E você, está usando os controles financeiros corretos em sua empresa? Conte para nós qual seu preferido e aproveite para tirar quaisquer dúvidas que tiver por meio dos comentários!