Como uma consultoria pode diminuir custos na sua empresa

Manutenção Preventiva
Manutenção preventiva: como evitar problemas nos equipamentos da empresa
17 de novembro de 2015
Segurança em portarias de escolas: por que usar controle de acesso
7 de dezembro de 2015
Consultoria

Quando o assunto é mercado, a única certeza que temos é que ele está em constante transformação. Atualmente, o país passa por um período de recessão e, por isso, é importante implementar práticas que diminuam custos ou que aumentem a efetividade da empresa como uma consultoria.

Para isso, uma gestão empresarial bem alinhada é fundamental e uma nova perspectiva pode ser uma boa solução. É neste momento que entra a figura do consultor. Alguns problemas administrativos são mais facilmente identificados por alguém que não está envolvido nos processos diários, isto é, um profissional que possui uma visão neutra.

Mas, quais benefícios uma consultoria de gestão pode proporcionar a você? Listamos 7 deles que ajudam a diminuir custos da empresa. Vamos lá?

Neutralidade

Não estar envolvido com as atividades diárias da instituição pode ser uma vantagem. O consultor não avalia a situação a partir de um olhar enviesado. Sua perspectiva é baseada em sua experiência de negócios.

Por não fazer parte do quadro de profissionais da empresa, ele não está preocupado em ocupar cargos mais altos e não se envolve nas rixas internas, que, muitas vezes, diminuem o rendimento profissional. Ele atua por um determinado período focado unicamente nos resultados.

Foco

Ao contratar um serviço de consultoria, o prazo para o projeto é definido. Nestes casos, a demanda costuma ser pontual. Isso proporciona agilidade nas ações de gestão da empresa.

Além disso, por não possuir um longo vínculo com a empresa, o consultor não tem os “vícios” da equipe. Esta postura proporciona um diagnóstico de problemas mais rápido e mais focado.

Disponibilidade

Por ser um trabalho com tempo determinado, o consultor, geralmente, trabalha com exclusividade. Isso quer dizer que ele se dedica apenas a aquela demanda. Por esse motivo, seus esforços são direcionados para a sua empresa.

Assim, o trabalho de consultoria é objetivo, o que o torna o escopo claro. Isso facilita o controle dos processos e dos resultados, ao passo que garante o sucesso das atividades.

Renovação

O consultor traz uma bagagem de aprendizado de outras empresas para as quais prestou algum serviço. Seus conhecimentos adquiridos e seus novos pontos de vista proporcionam uma renovação em conceitos internos. É mostrar o que pode funcionar em sua empresa a partir de vivências em outros projetos.

Com um novo integrante na equipe, ainda que por um período definido, o estímulo aos demais profissionais é renovado. Além disso, a consultoria proporciona a todos uma motivação extra, já que busca resultados imediatos.

Economia

Na maioria dos casos, contratar um consultor sai mais barato do que incluir um especialista no seu quadro de funcionários. O investimento é pontual e os resultados são estabelecidos no momento da contratação do serviço. Assim, o diagnóstico é apresentado em um curto prazo.

Racionalidade

Em um ambiente corporativo, os bens mais valiosos são as relação interpessoais. No entanto, por estarem atrelados às emoções dos profissionais, estes relacionamentos podem influenciar algum tipo de decisão.

Precisa diminuir custos? Determinado colaborador não apresenta o rendimento desejado? Este profissional é mais próximo da chefia?

Nesse cenário, o consultor pode representar a peça racional da empresa. Isso é fundamental para que as decisões difíceis sejam encaradas de forma objetiva.

Relacionamento

Por outro lado, o consultor pode servir como um mediador. Por estar focado na solução de problemas, o profissional de consultoria pode se apresentar como um porta-voz, mesmo que temporariamente.

Ele pode promover diversos pontos de diálogo entre áreas que nem sempre se mantiveram próximas. Esta prática pode gerar a otimização de alguns processos, impactando os resultados da sua empresa.

Os benefícios da consultoria são inúmeros e todos eles diminuem os custos da sua empresa. Mas, para que o trabalho funcione, é preciso estabelecer uma relação de confiança entre consultor e cliente. Além disso, a empresa precisa estar aberta a analisar o diagnóstico e a aplicar as mudanças.

Converse com um de nossos consultores e veja as vantagens de adquirir uma Consultoria de Ponto!

E aí? Gostou do nosso post? Conta pra gente aqui nos comentários se você já contratou serviços de consultoria. Quer saber mais sobre o assunto ou falar com um profissional da área? Clique aqui!