O que considerar na montagem da equipe de cozinha em restaurantes?

Controle de ponto digital
Você sabe a importância de ter controle de ponto digital?
1 de junho de 2017
Contabilidade para restaurantes
3 dicas de contabilidade para restaurantes
12 de junho de 2017
Cozinha em restaurante

Alguns ramos representam um grande desafio quando se trata de formar e capacitar uma equipe de cozinha em restaurantes. Na gastronomia, contar com uma equipe de cozinha preparada para se adaptar às exigências do mercado e que ainda funcione a longo prazo não é uma nada tarefa fácil!

Por isso, ao montar seu time, o gestor ou proprietário precisa estar atento às escolhas de seus colaboradores, já que bons funcionários na cozinha são essenciais para o sucesso de um restaurante.

Na hora de selecionar, é preciso levar em conta alguns pontos importantes antes de eleger os integrantes certos para cada função. Quer saber o que considerar na montagem da sua equipe de cozinha? Então, não deixe de conferir!

Como escolher candidatos?

Quando um processo seletivo está em aberto, é normal receber uma pilha enorme de currículos capazes de tirar o fôlego de qualquer proprietário de restaurante. Porém, algumas boas práticas podem ajudar na pré-seleção, antes de começar com as entrevistas.

Primeiramente busque referências do candidato. Se for o caso, durante o processo seletivo solicite ao candidato que deixe alguns contatos para que você possa checar.

Procure avaliar os currículos também por meio de sites de anúncio antes de separar aqueles que parecem ter mais compatibilidade com a vaga.

Caso você esteja começando a empreender no ramo de restaurantes, uma boa dica é conversar com outros empreendedores do setor e conhecer mais sobre seus critérios de escolha. Apesar de parecer um pouco ousado, é possível levantar informações úteis com outras pessoas que tenham mais experiência e obter insights sobre a vaga e o tipo de perfil que deseja.

Como proceder na entrevista?

A entrevista é a parte mais importante do processo de contratação e formação da equipe de cozinha, pois é um momento de contato pessoal. É nessa hora em que todas as dúvidas e informações podem ser esclarecidas frente a frente com os candidatos selecionados.

Procure ser direto e objetivo sobre o que espera do candidato. Caso não tenha tempo ou não se sinta à vontade para conduzir o processo seletivo, é possível contar com o auxílio de outros profissionais para fazer a seleção. No entanto, uma entrevista final com o gestor para avaliar o candidato é sempre fundamental.

Se ainda restarem dúvidas na hora da escolha, uma boa alternativa é pagar um dia de teste para o candidato. Pedir aos candidatos para realizarem pequenas tarefas do dia a dia de um restaurante o ajudará a ter conclusões mais assertivas e saber se os candidatos possuem alguma experiência ou vício, como por exemplo, corte de frutas e verduras, preparo de massas, organização do ambiente, etc.

Antes de contratar

Para montar uma boa equipe de cozinha é necessário harmonizar o ambiente de trabalho para que quem estiver chegando se adapte rapidamente à rotina do restaurante.

Uma das maiores dificuldades dos gestores está em encontrar pessoas apaixonadas pela gastronomia e que estejam dispostas a construir uma carreira começando pelas atividades mais corriqueiras. Por isso, existe muita rotatividade e desinteresse em firmar compromissos em longo prazo.

A importância de treinamentos

Manter o time motivado e produtivo também é outro passo para montar uma boa equipe de cozinha. Os treinamentos são muito importantes, por isso, ofereça aqueles que preparam seus funcionários para desafios maiores. Mostre que você se preocupa com eles e investe em melhorias tanto no restaurante quanto no pessoal.

Treinar os colaboradores é investir em capacitação que reflete diretamente nos lucros e na satisfação dos clientes. Os treinamentos também ajudam a manter a equipe unida como um todo e, ainda mais, estabelece relações mais consistentes e que favorecem o comprometimento para alcançar metas estabelecidas.

Tenha um plano de carreira

Um dos maiores problemas para quem faz a gestão de equipes em restaurantes é alta rotatividade. Por isso, mostre à sua equipe de cozinha que você investe em quem pretende se esforçar pelo time. Crie um plano de carreira, tenha um projeto de bonificação e mostre aos funcionários que vale a pena ficar e trabalhar junto com o seu restaurante.

Que tal essas dicas? Já sabe como montar uma equipe de cozinha com excelência? Tem dúvidas sobre como gerir seu restaurante? Então, não deixe de acompanhar mais dicas em nossa Fanpage!