3 motivos para investir no controle de acesso nas escolas

Atualmente, a segurança é um fator cada vez mais preocupante no cotidiano das cidades brasileiras. Notícias sobre crimes na entrada e saída de edifícios, como assaltos e até sequestros, são frequentes no noticiário. Por essa razão, alguns condomínios, escolas e empresas já adotam medidas preventivas de segurança, como, por exemplo, câmeras, cercas elétricas, alarmes e sistemas de controle de acesso.

No que concerne à segurança das crianças, o controle de acesso nas escolas se comprova um sistema bastante eficaz, que garante a segurança dos alunos e funcionários da instituição de ensino. Seu uso já é muito empregado em academias, hospitais e edifícios comerciais.

IKAcesso Escola – Conheça o software de controle de acesso para instituições de ensino!

A seguir, vamos listar os principais benefícios de se investir no controle de acesso nas escolas:

1. Permite a entrada exclusivamente de pessoas autorizadas

Somente alunos, funcionários e professores podem atravessar a catraca e adentrar o ambiente escolar. Geralmente, os frequentadores da instituição de ensino recebem um cartão de identificação, que é reconhecido pelo sistema na catraca, liberando a entrada ou a saída do usuário. A identificação pode ser feita ainda por um sistema de leitura biométrica, através do reconhecimento da impressão digital do aluno.

No caso de visitantes, terceirizados e prestadores de serviço, há também um banco de dados com o cadastro dos mesmos, acompanhado por foto, e faixas de horários para a delimitação do seu acesso à escola. Da mesma forma, para os cartões de identificação de tais usuários pode ser definido um prazo de validade. Ou seja, supondo que um trabalhador prestou serviço para a escola numa determinada data e, por alguma razão, guardou o cartão de identificação consigo: no dia seguinte, este cartão não terá mais validade, não liberando o acesso deste usuário.

2. Permite funções de notificação

O controle de acesso nas escolas possui uma funcionalidade interessante para os pais: a possibilidade de notificar, por mensagem no celular, o momento em que o aluno entrou ou saiu da escola. Hoje em dia, por causa da carga horária intensa de trabalho, nem sempre é possível para os pais deixar ou buscar o filho na escola. Assim, com o controle de acesso, os pais podem se sentir tranquilos, sendo informados convenientemente da localização dos filhos em seu próprio celular.

3. Permite o controle da frequência dos alunos

O sistema possui um mecanismo de verificação estatística dos acessos. Desta forma, é possível saber a frequência de cada estudante ou funcionário, contribuindo para o bom funcionamento da escola. A maior facilidade no controle da frequência dos alunos evita, igualmente, algumas fraudes corriqueiras no ambiente escolar, como fugas de estudantes antes do término do período de aulas. A finalidade vai além da simples marcação de frequência, pois, enquanto para algumas crianças e adolescentes, matar aulas pode ser apenas uma brincadeira ingênua, no caso de algum acidente ou imprevisto, ninguém poderá socorrer esta criança, uma vez que os responsáveis pensarão que ela estará segura dentro da escola. Com o controle de entrada e saída, este problema não ocorre.

Rematricula escolar

Vale a pena todo o cuidado a fim de zelar pela segurança das nossas crianças, e a Info kings oferece sistemas eficientes de controle de acesso nas escolas, que englobam todas as soluções citadas anteriormente. Você pode saber mais sobre os produtos aqui e conheça nossa inovação ao serviços de entrega de sms para controle de alunos nas escolas aqui.

E sua escola? Já possui o controle de acesso? Entre em contato com a Info Kings para saber mais informações sobre Controle de Frequência Escolar!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"