Ponto Biométrico: por que utilizar no controle dos funcionários?

4 razões para se adotar um sistema gestor de RH
12 de maio de 2016
Contratação de funcionários: qual a documentação necessária?
12 de maio de 2016
Ponto biométrico

Fazer o controle de horário dos funcionários de sua empresa é importante, não só com relação à hora de entrada, de saída e de intervalo, mas também para o controle das horas extras. Por isso, confira agora como é essencial ter o controle biométrico para o fim de controle de horários de entrada e saída de funcionários na sua empresa!

Como funciona o ponto biométrico?

O ponto biométrico é um relógio de ponto que serve para contabilizar os horários dos funcionários e oferecer segurança para a empresa, já que utiliza uma característica exclusiva de cada pessoa, como a digital do dedo ou da mão toda, a voz ou a íris dos olhos. A impressão digital, no entanto, é o método mais comum, mais acessível e extremamente eficaz para a identificação.

O ponto biométrico é instalado na empresa e é feito o registro das digitais das pessoas que terão acesso aos locais. O registro conta também com o nome do utilizador, permitindo que o funcionário seja identificado pelo nome cada vez que utilizar o ponto.

Quais as vantagens oferecidas pela utilização do ponto biométrico?

  • Confiabilidade: por se tratar de um controle biométrico — ou seja, que depende da digital de cada funcionário, uma característica física que é exclusiva de cada um —, as chances de fraudes e burlas chegam a ser praticamente nulas, isto é, trata-se de um método 100% confiável!
  • Custo/benefício: por se tratar de um método extremamente eficaz e confiável de segurança, vale muito a pena investir na utilização de pontos biométricos na sua empresa. Além disso, o preço é bem justo, tendo-se tornado acessível tantoaté para as micro/pequenas empresas, podendo ser utilizado tanto em portas como em cancelas e catracas.
  • Facilidade para a empresa: o aparelho tem uso extremamente simples e é de fácil instalação, não necessitando estar conectado a computadores, por exemplo. As marcações de ponto podem ser controladas por meio de arquivos de texto que são configurados pelo usuário através de um software muito prático que permite a coleta de informações a partir do próprio aparelho, impresso ou a partir de um pendrive utilizando a entrada USB.
  • Cumprimento das leis trabalhistas: hoje em dia, é obrigatório por lei que as empresas utilizem pontos eletrônicos para controlar entradas, saídas, intervalos e horas extras de seus funcionários. Uma solução que oferece muita rapidez, confiança e praticidade para as empresas!
  • Diminuição de custos: se a sua empresa optar por crachás com códigos de barra, por exemplo, de tempos em tempos terá de arcar com os custos de produção de crachás ou cartões magnéticos, que, dependendo da quantidade de funcionários, podem ser altos. Além disso, existem os casos de perda e extravio de crachás e cartões magnéticos, que podem ser perfeitamente evitados com a utilização do ponto biométrico.
  • Integração: é possível integrar o ponto biométrico com outros sistemas da empresa para ter melhor controle sobre entrada e saída de funcionários, controle de faltas, bem como o cálculo de suas horas extras, por exemplo. Se o ponto estiver integrado com o sistema utilizado no RH da empresa e ao setor contábil, por exemplo, torna-se muito mais fácil para ambos fazerem o cálculo de horas dos funcionários, emitir as folhas de pagamento, tornando praticamente nulas as possibilidades de erro humano.

Conheça o Relógio de Ponto Biométrico mais rápido, eficiente e a prova de fraudes!