O e-Social (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um projeto criado pelo Governo Federal em 2014 para que todas as informações sobre empregados e estagiários da empresa estejam em um único lugar.
A sua implantação ocorreu ao longo dos anos, de forma gradual, de acordo com o tamanho da empresa, entre outras variáveis.
Porém, algo que veio para ajudar, acabou atrapalhando mais. As empresas encontraram diversas dificuldades na entrega das informações sendo uma das principais os prazos estipulados para o cadastro desses dados no sistema.
E, justamente por causa dessas dificuldades, o Governo anunciou algumas mudanças para 2021. Confira abaixo e veja o que vai mudar!
Com as mudanças, o e-Social passou a ter o nome Simplificado ao lado. Um dos focos das mudanças para 2021 está na desburocratização do sistema, com uma maior flexibilização das regras, por exemplo, o usuário receberá um alerta e não mais uma mensagem de erro sobre alguma informação que esteja faltando ou esteja incorreta.
Vai ser mais fácil também cadastrar informações usadas pela fiscalização previdenciária e também para ser usada na liberação do FGTS.
Haverá também uma maior simplificação na forma que serão declaradas as remunerações e os pagamentos, redução no número de eventos e apenas o uso do CPF para identificar o empregado (antes era necessário usar também o NIS).
Ainda estão sendo analisadas outras mudanças a fim de que o e-Social Simplificado seja, de fato, um sistema fácil de ser usado. A integração com outras bases de dados facilitará consideravelmente a entrega de informações dos trabalhadores e estagiários por parte da empresa.
Já foram substituídas algumas informações, por exemplo, as anotações na Carteira de trabalho agora são 100% digitais. Algumas outras substituições são:
Há ainda outras substituições que vão ocorrer em um futuro próximo:
Muitas mudanças estão para acontecer e é necessário que a sua empresa mantenha-se constantemente atualizada sobre o assunto. Se a sua contabilidade é terceirizada, certifique-se que a empresa responsável está a par das futuras mudanças no e-Social.
Quer se manter atualizado sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter!