Manutenção preventiva: como evitar problemas nos equipamentos da empresa

3 razões para fazer manutenção preventiva nos equipamentos da empresa
13 de novembro de 2015
Consultoria
Como uma consultoria pode diminuir custos na sua empresa
24 de novembro de 2015
Manutenção Preventiva

Geralmente, só nos damos conta da importância de um equipamento quando ele falha. Acabamos não dando muita importância para o seu funcionamento, afinal, se ele estiver funcionando, não devemos nos preocupar, certo? Errado!

Quando um equipamento essencial para nosso trabalho apresenta algum defeito, consertá-lo nem sempre é um procedimento simples. Sem falar nos transtornos causados pela perda de tempo, de informações e de dinheiro.

Muitas empresas cometem o grave erro de esperar a falha em vez de realizar periodicamente uma manutenção preventiva. Esta prática pode evitar que problemas aconteçam, garantindo que sua empresa tenha um fluxo de trabalho saudável, sem interrupções causadas por algum defeito.

Veja algumas dicas para ajudar na manutenção preventiva de seus equipamentos!

Realizar um plano de manutenção preventiva

Ao estabelecer um bom plano de manutenção preventiva, sua empresa garante muitos benefícios relacionados a conservação de seus equipamentos. Isso diminui gastos inesperados e evita falhas que podem interromper o fluxo de trabalho do seu negócio.

Com a manutenção, a vida útil dos seus equipamentos tende a ser maior e você diminui, também, o risco de perder informações ou recursos por uma falha técnica. Por exemplo, quando um computador estraga, não só a ideia de perder algum dado contido nele nos desespera, como a falta do equipamento pode interromper algum processo.

Buscar uma empresa ou um profissional confiável

Para garantir uma boa manutenção preventiva, é importante que você tenha uma empresa prestadora ou um profissional capacitado para fazer tal serviço. Não caia no erro de achar que, porque você tem um funcionário “bom de computador”, ele vai saber realizar todas as tarefas necessárias para que os aparelhos não apresentem falhas.

Procure no mercado uma empresa que tenha experiência suficiente para auxiliar seu negócio.

Definir um calendário de manutenções

É muito importante criar um calendário de manutenções e realizá-las com uma periodicidade adequada. Se você quer evitar problemas, gastos e ainda aumentar a produtividade de sua equipe, fazer estas manutenções regularmente pode sair mais barato do que o conserto de um aparelho que não estava previsto nos seus gastos.

Portanto, ao planejar suas manutenções preventivas, lembre-se de criar um calendário para as inspeções já realizadas e para as intervenções futuras.

Uma dica é colocar um alerta no seu celular para lembrá-lo sobre a data das próximas manutenções. Como é um serviço que nem sempre é realizado diariamente, o risco de esquecimento é grande.

Criar relatórios de controle

De nada adianta você realizar a manutenção preventiva se não criar relatórios dos problemas detectados e como eles foram solucionados, correto?

Crie um documento e coloque as especificações relatadas em cada manutenção de aparelho, para que, na próxima, os erros anteriores não voltem a acontecer ou sejam remediados de maneira mais eficaz. Guarde e compartilhe este histórico de relatórios.

Como você pode perceber, fazer a manutenção preventiva dos seus equipamentos pode te poupar grandes dores de cabeça no futuro. Portanto, cuide de seus aparelhos! Eles são parte fundamental do patrimônio da sua empresa.

manutenção preventiva