A folha de ponto é um documento obrigatório para qualquer empresa que tenha mais de 20 funcionários. Ela é de grande importância, afinal de contas, é nela que estão informações sobre horários de entrada e saída dos funcionários, horas extras, entre outros dados relevantes. Mas será que o ponto eletrônico não é a melhor opção?
O ponto eletrônico é um equipamento que, por meio da digital, cadastra todos os horários dos funcionários de maneira automatizada. O equipamento, acompanhado de um software pode ser o que a sua empresa precisa para resolver uma série de problemas e evitar outros, por exemplo, ser processado por um funcionário.
Vamos agora conhecer melhor as vantagens e desvantagens de cada sistema e entender qual é a melhor opção para sua empresa. Confira!
A folha de ponto ou ponto manual como também é conhecida pode ser ótima para uma empresa pequena, alguma que está dando os primeiros passos. Ela apresenta um menor custo no curto prazo. Ainda que não seja obrigatória é ideal para empresas com menos de 20 funcionários.
Afinal de contas, ainda que você tenha 5, 10 ou um pouco mais que isso de funcionários precisa anotar a entrada e saída deles para evitar processos judiciais, fazer a contagem de horas extras e assim por diante.
Sem dúvida, a folha de ponto é algo fácil de ser compreendido. Dessa forma, qualquer colaborador que ficar responsável por ela será capaz de entender como funciona.
O grande problema da folha de ponto são as desvantagens que, muitas vezes, tornam-se maiores que as vantagens. Por exemplo, qualquer rasura feita não é aceita, pois estamos falando de um documento fiscal. O registro precisará ser refeito.
Além disso, a folha de ponto precisa passar por uma revisão, pois como ela é manual, as chances de erros são grandes. Assim sendo, ela passa pelo departamento de RH e também pelo de contabilidade em alguns casos para conferência.
No primeiro momento, fica clara a principal “desvantagem” do ponto eletrônico: o preço. Adquirir o equipamento, o software e ter manutenção pode ser um custo, especialmente para empresas menores, mas isso é só no curto prazo.
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Se você pensar só um pouco mais adiante, vai perceber que o custo-benefício realmente vale a pena. Além de economizar dinheiro — por evitar erros humanos em grande parte — ter um ponto eletrônico também ajuda a empresa a ter provas de que pagou ao funcionário tudo o que devia e todas as horas extras trabalhadas.
Um dos grandes benefícios do ponto eletrônico é o fato de que tanto a equipe contábil quanto o RH não vai precisar ficar “quebrando a cabeça” calculando as horas extras, especialmente aqueles minutos a mais ou a menos na hora de começar ou terminar o expediente. Isso já é feito de forma automática pelo programa e é perfeito para empresas que trabalham com banco de horas.
A folha de ponto ou ponto manual está se tornando cada vez mais obsoleta e as empresas até podem começar com ela, mas logo vão perceber que um ponto eletrônico consegue trazer muito mais vantagens.
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