Veja mais sobre o crescimento da tecnologia biométrica no país!

Homologar o banco de horas
Entenda como homologar o banco de horas de seus funcionários
24 de agosto de 2017
Sistema de segurança
Descubra as principais soluções de sistema de segurança
14 de setembro de 2017
Tecnologia biométrica no país

Até poucas décadas atrás, a tecnologia biométrica era apenas especulação em filmes de ficção científica, lembra? Pois bem, atualmente a biometria é algo comum no dia a dia das pessoas e das empresas.

Saiba, nesse post, como a tecnologia biométrica está impactando no uso doméstico e corporativo, atendendo a demandas por mais segurança física e digital, além de possibilitar o gerenciamento de espaços de forma mais eficiente.

Entenda o crescimento dessa tecnologia

Segundo a 6WResearch, empresa que realiza pesquisas sobre mercados digitais, a tecnologia biométrica vai, até o fim desta década, arrecadar 21,9 bilhões de dólares no mercado mundial.

Em nosso país, essa tendência é também perceptível, uma vez que a verificação biométrica está presente nos mais diversos setores por aqui, de agências bancárias a instituições de ensino, além de estar sendo implantada nas urnas eletrônicas para as próximas eleições.

Conheça as principais aplicações da tecnologia biométrica

Nas áreas de segurança, de saúde, tanto quanto nas governamentais, finanças e varejo, a biometria já se faz presente por meio da análise de digitais, da voz, da íris do olho ou da face, entre alguns outros meios para autenticação de usuários. Além disso, atualmente, a biometria também tem aplicações para análise e autenticação de assinaturas.

Na identificação física de usuários, o controle biométrico libera ou restringe acessos às catracas e portarias eletrônicas, sistemas de segurança integrados de condomínios, empresas, coworkings e órgãos governamentais.

Já no ambiente digital, a verificação biométrica é usada em sistemas de reconhecimento de voz em diversas aplicações. Assim, é possível abrir contas de e-mail e ter acesso a dados pessoas em contas na nuvem sem ter que memorizar senhas.

Grande parte dos estados brasileiros estão realizando o recadastramento biométrico dos eleitores para que as eleições de 2018, para presidente, governadores, senadores e deputados (federais e estaduais) possa contar com o recurso da verificação biométrica. Assim, os eleitores serão identificados pela impressão digital no ato da votação nas urnas eletrônicas.

Outra aplicação interessante é a veicular. Algumas fabricantes têm lançado modelos de automóveis mais modernos fabricados com sistemas de verificação biométrica na ignição e nas fechaduras.

Dessa forma, somente o dono ou outro usuário autorizado poderão dar partida no motor ou destravar as portas, sem a necessidade do uso das chaves.

Entenda suas principais vantagens para usuários e empresas

A maior vantagem para as empresas é a desburocratização do processo de identificação de pessoas, que fica muito mais ágil e dinâmico. A tendência é que muito em breve a memorização de senhas de usuário seja algo que caia em desuso por conta da tecnologia biométrica.

Essas tecnologias podem prover maior segurança não apenas para o controle físico dos acessos, mas também de transações e de dados digitais. Trata-se de uma ferramenta extremamente útil para o combate às fraudes e falsificação de documentos.

Por enquanto, ainda temos que usar chaves, cartões e documentos diversos, mas, ao que tudo indica, em um futuro não muito distante, a tecnologia biométrica permitirá que carreguemos nossas identificações em nosso próprio corpo.

Viu como a tecnologia biométrica está em ascensão atualmente? Lembrou-se de outros exemplos de aplicações práticas para essa tecnologia? Então não deixe de comentar e compartilhar conosco e com nossos leitores sua opinião sobre o assunto ou suas experiências pessoais com essa tecnologia!