Como superar a crise financeira e acelerar sua empresa?

Otimizar o time de RH
Como o sistema de ponto pode otimizar a vida do time de RH?
27 de junho de 2017
Banco de horas eficiente
Como criar um banco de horas eficiente?
30 de junho de 2017
Superar crise financeira

Em períodos de crise financeira, nada mais comum do que ouvir de outros empreendedores que os negócios não vão bem. Seja por conta da crise, seja porque o mercado não está aquecido, muitos começam a sentir a baixa nas vendas e se desesperam.

Porém, mesmo com o cenário desfavorável, muitos negócios aprendem não apenas a superar crise financeira, como também mas também a criar estratégias de crescimento que dão certo! Para saber quais são essas estratégias e como fazer seu negócio superar crise financeira e ainda prosperar, continue acompanhando!

Planejamento não é tudo, mas ajuda!

Em um cenário de crise econômica, o mercado está bastante suscetível e seu negócio fica sujeito a uma série de fatores externos. Justamente por esta razão, é fundamental conhecer sua empresa e se planejar ao máximo para evitar ainda mais imprevistos. O controle do fluxo de caixa, por exemplo, é uma das medidas primordiais que devem ser tomadas, com ou sem crise. Além disso, o empreendedor deve traçar um plano de ação para evitar que o cenário econômico desfavorável afete seu negócio.

Avalie seus consumidores e o mercado

Superar uma crise financeira envolve, principalmente, conhecer o mercado e a clientela. Se você ainda não fez uma boa pesquisa de mercado, está na hora de dedicar um tempo para isso. Com um mailing e um simples formulário eletrônico, você já pode ter respostas reveladoras sobre o seu empreendimento que vão ajudá-lo a reagir, inovar e tomar as ações mais acertadas com relação ao seu negócio.

Invista em fidelização

A maioria dos “conselhos para superar crise financeira” envolve a prospecção de clientes. No entanto, essa medida pode não ser a mais eficiente. Isso porque conquistar um cliente custa muito mais do que fidelizar sua atual cartela. Então, nada de gastar dinheiro com folhetos ou propaganda barata. Até porque seus concorrentes também estão fazendo isso.

É hora de poupar seu orçamento com estratégias mais inteligentes. Insista em cuidar de quem já é cliente, pois metade do trajeto da compra já está feito.

Marketing digital: custa pouco e traz resultados

Se for para investir em ações de marketing, procure utilizar o marketing digital. Além de ser bem mais barato do que ações convencionais, você não precisa de um grande orçamento para promover o seu negócio. Lembre-se, no entanto, de que o marketing digital só é efetivo quando pautado no inbound marketing, que nada mais é do que a interação com o conteúdo para chamar a atenção para seu produto ou serviço.

Procure profissionais especializados e monte uma estratégia. Você terá boas chances de resultados, investindo muito menos.

Aposte na experiência do consumidor

Hoje o consumidor está muito mais exigente e não se dispõe a pagar por qualquer coisa, muito menos em um local que não disponibiliza um bom atendimento. Não importa muito se você é um e-commerce ou uma loja física, invista ao máximo na experiência do seu cliente. Seja na qualidade do atendimento ou nas sensações que seu negócio promove no cliente, é o momento de pesquisar e aprimorar.

Com crise ou sem crise, empreender não é uma tarefa simples. Porém, aproveite o momento para investir nos seus pontos fortes e deixe os pontos fracos para tempos de melhores faturamentos e lucros.

REP

Gostou dessas dicas? Quais são as suas medidas para superar crise financeira? Deixe o seu comentário!