6 dicas eficazes para diminuir a rotatividade de funcionários

Automação de processos
Automação de processos: os 7 maiores benefícios para a sua empresa
15 de agosto de 2016
Processo de recrutamento
Como desenvolver um processo de recrutamento eficiente?
9 de setembro de 2016
Rotatividade de funcionários

A alta rotatividade de funcionários pode gerar diversos prejuízos que interferem nos resultados de sua empresa. Perder mão de obra nunca é vantajoso para a organização, uma vez que gera diversos gastos imprevistos.

Entre as desvantagens que a rotatividade gera estão as despesas com seleção, contratação e treinamento de novos funcionários, além dos gastos com o desligamento do antigo colaborador.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental que a empresa esteja sempre atenta aos índices de turnover, que devem se manter baixos. É necessário, primeiramente, entender as causas e buscar as soluções adequadas para reduzir a rotatividade.

Reunimos aqui 6 dicas eficazes para diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa. Confira!

Entenda os motivos do desligamento

Quando um funcionário pede demissão, é importante fazer uma entrevista pessoal para entender os motivos de seu desligamento. Essa é uma excelente oportunidade para conhecer pontos que devem ser melhorados.

Assim, o gestor pode se atentar a diversas questões internas que passaram despercebidas e, a partir disso, procurar medidas para solucioná-las.

Faça um diagnóstico interno

Pesquise quais são os principais problemas que a organização está enfrentando e quais são as causas mais frequentes das demissões.

Para isso, converse com seus funcionários atuais e recolha informações sobre como a empresa deveria funcionar. Procure saber quais aspectos os deixam satisfeitos e quais os incomodaram.

Essas informações podem fornecer dados importantes sobre os pontos fracos e fortes de sua empresa. A partir deles, você poderá aplicar as melhores soluções para reduzir a rotatividade de funcionários!

Ofereça benefícios incomuns

Nem sempre a saída para reduzir a rotatividade de funcionários é melhorar os salários. Uma solução que pode ser eficiente é oferecer benefícios diferentes aos colaboradores.

Leve em consideração o perfil de seus colaboradores e quais são suas necessidades e interesses. Com base nisso, crie um plano de benefícios que atenda às suas expectativas. Através dessa atitude você demonstra que valoriza o funcionário e isso pode aumentar o apego dele à empresa.

Crie um plano de carreira

Oferecer oportunidades de crescimento na empresa é uma excelente forma de reter talentos. Um profissional qualificado não gostará de ficar estagnado no mesmo cargo por muito tempo.

Por isso, crie um plano de carreira que permita uma melhor proposta de trabalho dentro da própria empresa. Desse modo, você evita que o profissional busque novas oportunidades em outros lugares e, assim, diminui o índice de rotatividade.

Avalie e melhore o clima organizacional

O clima organizacional é um fator que faz diferença para o colaborador, envolvendo desde a estrutura da empresa até as relações interpessoais do trabalhador.

É fundamental fazer uma pesquisa de clima organizacional e avaliar como os funcionários estão se sentindo em relação aos mais diversos aspectos da organização.

Além disso, é importante mudar o que não está bom, oferecendo um ambiente de trabalho agradável, onde as ideias são incentivadas e com uma boa relação entre gestores e funcionários.

Invista na sua equipe

É fundamental treinar e orientar sua equipe para que ela possa avançar. Para isso, é muito importante estabelecer metas e acompanhar o desenvolvimento dos funcionários com o passar do tempo.

Não se esqueça de oferecer feedbacks que ajudem os colaboradores a se tornarem melhores. Desse modo, os funcionários passam a se sentir valorizados e satisfeitos e isso os torna mais produtivos e leais.

Reduzir a taxa de rotatividade dos funcionários é fundamental para evitar gastos desnecessários com demissão, processos seletivos e treinamentos. Lembre-se de que investir na retenção de talentos traz diversas vantagens, fazendo com que a empresa cresça e os funcionários também.

Gostou de nossas dicas? Que outras medidas você acha que podem ser tomadas para reduzir a rotatividade dos funcionários? Deixe sua opinião nos comentários!