Com o avanço da tecnologia, quase todas as atividades de uma empresa podem, hoje, ser executadas com o auxílio de ferramentas automatizadas mais eficazes. O estoque pode ser gerenciado através de softwares, a produção pode ser realizada por máquinas praticamente do princípio ao fim, e o controle do horário de trabalho dos funcionários pode ser feito com o ponto biométrico.
Mas como o ponto biométrico difere do ponto manual? E quais são suas vantagens? É o que vamos mostrar no post de hoje. Continue a leitura!
Na verdade, chamamos de “ponto manual” qualquer controle de ponto que necessite, em algum momento do processo, de uma pessoa anotando a frequência dos funcionários.
É o caso do livro ou da folha de ponto, em que cada funcionário anota e assina, diariamente, o horário em que começou e parou de trabalhar. Nesse caso, o próprio funcionário é responsável por prestar as contas dessas informações.
Outro exemplo de ponto manual é o relógio cartográfico, máquina que registra a entrada e saída dos funcionários em um cartão específico. Embora esse tipo de controle de ponto utilize uma máquina no processo, todos os dados ainda precisam ser planificados pela equipe de Recursos Humanos — que irá separar as horas normais das horas extras e fazer os devidos cálculos para pagamento. Ou seja, boa parte do processo ainda é manual.
O ponto biométrico realiza o controle de entrada e saída dos funcionários através da leitura de uma digital cadastrada. Ao começar ou encerrar sua jornada diária, o funcionário posiciona seu dedo sobre um leitor biométrico, que o identifica e registra o horário.
Esses dados são salvos automaticamente — e, posteriormente, lançados em um software especializado. Esse software irá cruzar os dados do ponto com o registro de cada funcionário, identificando as horas extras trabalhadas e realizando os cálculos necessários para determinar o pagamento devido.
Além disso, a máquina de ponto biométrico ainda emite um pequeno comprovante que o funcionário pode coletar e utilizar para fazer seu próprio controle de horas trabalhadas. Dessa forma, ele tem acesso às mesmas informações coletadas pela máquina, o que torna o processo seguro e confiável para ambas as partes.
O maior problema do ponto manual é que ele permite que ocorram erros ou distorções — até mesmo os pontos que utilizam crachá e código de barras podem ser “burlados”. Em outras palavras, estas não são ferramentas 100% confiáveis, por mais criteriosa que a equipe do RH seja em sua aplicação e uso.
A principal vantagem do ponto biométrico é que ele reduz de maneira drástica as ocorrências de erros no cálculo de horas trabalhadas e do salário correspondente a ser pago. Assim, a empresa pode estar segura de cumprir com as obrigações trabalhistas.
O ponto biométrico é que ele garante total confiabilidade das informações. Sabemos que um controle manual pode abrir espaço para que alguns funcionários ocultem pequenos atrasos ou, até mesmo, eventuais faltas. Há, ainda, as ocasiões em que um funcionário bate o ponto do outro.
Essa é uma realidade do mundo do trabalho. Com um controle biométrico, essas situações não ocorrem, pois não há como forjar a presença.
Essa informação fidedigna pode, inclusive, ser utilizada para avaliar os funcionários. Quando sabemos com clareza qual o nível de assiduidade e pontualidade do indivíduo, entendemos melhor seu perfil. Podemos identificar se ele é um funcionário confiável, que tem comprometimento com a empresa, ou se desrespeita regras e horários.
Para completar, o ponto biométrico reduz o tempo necessário para que uma equipe de Recursos Humanos faça o controle de ponto dos funcionários. Em outras palavras, o setor de RH fica mais livre e disponível para trabalhar em atividades importantes da gestão estratégica de pessoas, como campanhas motivacionais ou treinamentos corporativos.
Por causa dessas vantagens, o ponto biométrico é a melhor escolha para qualquer empresa, independente da quantidade de funcionários ou do tamanho da equipe de RH responsável pelo controle de ponto.
Viu como o ponto biométrico apresenta muitas vantagens em relação ao ponto manual? Como é feito o controle de ponto na sua empresa? Tem outras dúvidas? Deixe seu comentário e entre para a conversa!