Relógio de ponto: 4 dicas para acertar na hora da compra

Portaria eletrônica
Portaria eletrônica: solucione as suas 8 maiores dúvidas aqui!
30 de novembro de 2016
Hidrometros individuais
Hidrômetros individuais trazem benefícios ao condomínio?
9 de fevereiro de 2017
Relógio de ponto hora da compra

O controle da jornada de trabalho pelo relógio de ponto é fundamental para uma boa gestão dos empregados. O ponto é o documento que registra o número de horas trabalhadas por cada funcionário, permitindo que o empregador contabilize o número de horas extras e consequentemente realize a remuneração adequada do colaborador.

A princípio, as empresas podem escolher o relógio de ponto de acordo com as suas necessidades, porém, em determinados casos, a marcação eletrônica do ponto é obrigatória por determinação da legislação trabalhista.

Por isso, é fundamental escolher o modelo certo, considerando não apenas as necessidades, mas também as exigências das leis do trabalho. Para acertar na hora de escolher o melhor relógio de ponto, confira algumas dicas!

1. Descubra qual é o tipo de relógio de ponto mais adequado

Existem diversas opções de relógios de ponto adequados aos diferentes tipos de empresa. Cada modelo possui suas vantagens e desvantagens.

Para escolher o mais adequado às necessidades do seu negócio, avalie não apenas as suas possibilidades de investimento, mas também a manutenção, custos envolvidos e eficiência do aparelho.

Lembre-se de que, quanto mais complexo for o fluxo de jornadas, melhores são os resultados obtidos com a automatização do sistema de controle de ponto.

2. Saiba as diferenças entre ponto eletrônico e  ponto mecânico

O controle do ponto é uma questão primordial para a organização da empresa e deve ser realizado com atenção. Dependendo do tamanho da companhia, do número de funcionários e do fluxo das jornadas, manter um sistema mecânico pode custar mais caro no longo prazo. Isso devido à necessidade do controle manual e à contratação de funcionários específicos para realizar esse tipo de atividade.

O ponto eletrônico oferece maior precisão, menor margem de erros e simplifica o dia a dia tanto do financeiro quanto do RH/Departamento Pessoal. Obviamente, ele demanda um investimento maior para a empresa, bem como requer a adequação de uma cultura interna.

Antes de adquirir um sistema de controle de ponto eletrônico, além do equipamento, propriamente, é interessante avaliar outros fatores, como o software e as condições de manutenção e garantia.

3. Conheça as vantagens do software

Se a sua empresa pretende adquirir um relógio de ponto eletrônico, vale a pena considerar algumas questões com relação ao software que automatiza o controle da jornada de trabalho.

Primeiramente, verifique se a licença de uso é válida apenas por aparelho ou se é aplicável a todos os relógios de ponto que compõem o sistema. Cheque se as atualizações do software implicam custos e como deve ser feita a manutenção, caso seja necessária uma reinstalação, por exemplo.

Um dos pontos mais importantes a ser avaliado para empresas que adotam um software é a responsabilidade sobre o backup das informações. Lembre-se de que elas são essenciais para o controle e não podem ser perdidas.

A Info Kings fornece um Software de Ponto Personalizável, onde o sistema se adequa a sua necessidade. Faça já uma demonstração totalmente gratuita!

4. Garanta a manutenção

Para não ter sustos na hora que os problemas acontecem, cheque junto ao revendedor como funciona o sistema de garantia e quais são os custos extras relacionados à manutenção. Tenha isso documentado por escrito para evitar desentendimentos no futuro. Caso desejar saber mais de nossos serviços e manutenções, fale com um de nossos consultores através do número: (21) 2221-4155

Então, nossas dicas para comprar o relógio de ponto foram úteis? Leia também nosso post sobre a obrigatoriedade do ponto eletrônico na sua empresa.

Projeto para controle de ponto