Principais obrigações e rotinas de departamento pessoal e RH

Problemas comuns do relógio de ponto eletrônico
17 de agosto de 2018
Tolerância de atraso no trabalho, como fazer?
6 de setembro de 2018

Human resources, social networking and assessment center concept - recruiter complete team by one person (employee) represented by icon.

Muita gente acha que o Departamento de Pessoal e o RH são a mesma coisa, mas a verdade é que eles cumprem papéis diferentes dentro da empresa. Por exemplo, as responsabilidades do RH estão mais voltadas para as habilidades dos funcionários. Já o Departamento de Pessoal ou DP lida diretamente com as questões burocráticas, especialmente, com as leis trabalhistas.

Dessa forma, o DP é o responsável por garantir que todos os direitos trabalhistas dos funcionários sejam devidamente cumpridos. Sendo assim, são pessoas que precisam ter amplos conhecimentos sobre a legislação do trabalhador e devem se manter atualizadas a todo momento.

Vamos conhecer agora um pouco da rotina de cada um desses setores da empresa e as responsabilidades que eles devem cumprir.

Responsabilidades do RH

Recrutamento e seleção

Quando a empresa está precisando de novos membros, o RH é o responsável por conseguir esse novo capital humano. Ele deve montar o processo de recrutamento que pode ser feito de maneira interna ou por meio de uma terceirizada e, logo em seguida, selecionar a pessoa ou as pessoas que possuem as habilidades desejadas pela empresa.

O Rh também deve saber reconhecer as habilidades de cada uma das pessoas que trabalham na empresa. Por exemplo, ele deve saber identificar quando uma habilidade está sendo desperdiçada em um setor e que poderia ser melhor aproveitada em outro. Assim, esse setor está relacionado à produtividade dos trabalhadores e, consequentemente, da empresa.

Responsabilidades do DP

Controla as férias

É o DP que tem como tarefa controlar as férias dos funcionários. Isso requer um raciocínio logístico, pois é importante que as férias de muitos empregados não coincidam, prejudicando a produtividade da empresa. Assim, esse período de descanso, tão aguardado por todos os funcionários deve também estar de acordo com as necessidades da empresa.

Realiza as demissões

Se um funcionário deseja se desligar da empresa, ele deve procurar o DP para essa finalidade. O setor, por sua vez, dará uma lista ao funcionário dos documentos que são necessários para isso. Também pode ser necessário que o departamento pessoal entre em contato com o sindicato da categoria para requerer documentos e também sinalizar sobre a demissão.

Fazem o controle de horas

Essa pode ser uma das tarefas mais trabalhosas para o DP, especialmente se estamos falando de uma empresa com uma grande quantidade de funcionários.

Estamos falando de controlar os horários da entrada e saída, tanto para o trabalho quanto para o horário de almoço. Entra aqui também o controle das horas extras e do banco de horas. Se esses dados não estiverem muito bem organizados, fica muito fácil se perder e os problemas podem ser muitos, especialmente os judiciais.

Para ajudar o DP nessa tarefa tão importante, a empresa pode conseguir uma solução rápida e eficaz instalando o controle de ponto ou ainda o relógio de ponto. Além disso, em algumas empresas, o Ministério do Trabalho e Emprego obriga o uso do relógio de ponto e o mesmo deve também ser autorizado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Saiba mais sobre o relógio de ponto e todas as facilidades que ele pode oferecer para o DP e toda a empresa!

Tecnologia LFD