A falta de sistemas de segurança é uma realidade em todo o nosso país. Basta acompanharmos, por alto, as manchetes dos jornais para sabermos que a criminalidade atingiu índices alarmantes no Brasil. E a combinação entre desigualdade social e impunidade acaba criando um ambiente propício para a proliferação dos mais diversos delitos a que os cidadãos estão expostos cotidianamente.
Nesse cenário, com o dia a dia atribulado, o brasileiro sente que não pode esperar de braços cruzados enquanto as autoridades tentam – às vezes de forma ineficiente – solucionar o problema. A segurança é um assunto que não pode ser deixado para amanhã!
Em vista do ambiente de insegurança em que vivemos, é cada vez mais comum que pessoas busquem por alternativas de prevenção em seus locais de convivência. Afinal, todo cuidado é pouco quando estamos falando da segurança familiar, principalmente quando o foco é a rotina de atividades escolares de nossas crianças e adolescentes.
Você já pensou em como funcionam os sistemas de segurança nas escolas? Devido aos crescentes investimentos nessa área, hoje, vamos conversar com você sobre o assunto, mostrando o cenário atual e algumas das principais medidas protetivas tomadas pelas instituições de ensino. Acompanhe!
Pequenos furtos e roubos nas imediações das instituições de ensino costumam deixar pais e alunos amedrontados. Muitas vezes, a abordagem acontece no caminho entre o transporte público e a escola ou mesmo quando familiares encostam o carro para deixar o aluno na porta.
Como consequência dessa falta de segurança, os colégios podem perder alunos e, se medidas não forem tomadas para reverter o quadro, correm o risco de fechar as portas, deixando muitos estudantes de suas regiões sem atendimento educacional.
Como nem sempre denunciar os delitos às autoridades competentes resolve o problema, já há muitas instituições tomando medidas e instalando sistemas de seguranças nas escolas para proteger os alunos e os seus familiares. A seguir, conheça alguns desses principais investimentos.
Os profissionais especializados da segurança privada podem oferecer à instituição de ensino uma atenção exclusiva. A presença ostensiva de uma equipe de segurança nos principais acessos do prédio já faz com que os criminosos se sintam intimidados e pensem duas vezes antes de agir.
Equipamentos de captura de imagens são muito importantes para que um sistema de segurança nas escolas seja eficaz. Eles permitem o monitoramento em tempo real do movimento dentro da instituição de ensino, antecipando a atuação dos profissionais da segurança no caso de alguma atividade suspeita. Assim, ganha-se um tempo que pode fazer toda a diferença.
Além disso, as câmeras possibilitam o registro de eventuais delitos que venham a acontecer, contribuindo para as investigações realizadas pela polícia e, consequentemente, para a punição dos culpados.
Uma das peças-chave para os sistemas de segurança nas escolas é, sem sombra de dúvidas, o estabelecimento de controle de acesso. Com ele, é possível cadastrar alunos, professores, funcionários, fornecedores e visitantes com fotos e dados pessoais, como documentos e informações sobre cargos e empresas, por exemplo. Isso permite monitorar a entrada de pessoas na escola, garantindo que apenas o pessoal autorizado possa circular nas instalações.
Trata-se de um investimento que cresce a cada dia e que se tornou presença indispensável nas escolas de todo o país. Outro atrativo do controle de acesso é a funcionalidade web, que permite a realização de tarefas na rede, como o envio de uma mensagem em tempo real para o pai do aluno informando a hora exata em que o filho dele entrou ou saiu da escola. Com isso, a família pode ter a tranquilidade e a garantia de que a criança ou o adolescente está dentro do espaço escolar.