O relógio de ponto é o responsável por fazer todas as marcações de entrada e saída de funcionários, permitindo um controle da carga horária do trabalhador. Investir no relógio de ponto correto, portanto, economiza recursos da empresa e garante mais segurança na hora de controlar a jornada de trabalho dos funcionários. Mas como escolher o relógio de ponto ideal? Confira como avaliar as necessidades da sua empresa e conseguir o relógio certo.
Para escolher corretamente o tipo de relógio é preciso conhecer os principais tipos, que podem atender a diferentes necessidades e orçamentos. Assim, os 3 principais tipos de relógio de ponto utilizados atualmente são:
Esse tipo de relógio de ponto permite uma marcação mecânica, na qual o cartão de ponto é inserido em um horário pré-estabelecido pelo empregador. Com isso, o funcionário precisa se atentar a possíveis atrasos para não ser penalizado. Normalmente, o cartão fica ao lado da máquina, mas é preciso maior fiscalização no local pra evitar que um funcionário use o cartão de outro ou que saia da empresa e deixe o ponto aberto — situação na qual o funcionário sai da empresa, deixa o ponto contabilizando as horas e volta na hora de saída, fechando o ponto.
Outra possibilidade é o relógio eletrônico com cartão de proximidade ou de código de barras, sendo necessário que cada funcionário possua um cartão com suas informações. Assim, para entrar na empresa, basta passar o cartão e registrar a abertura de ponto. Isso permite um controle muito maior por parte do setor administrativo, que tem todos os detalhes automatizados. Como o que acontece com o relógio cartográfico, entretanto, deve-se fiscalizar para que um funcionário não use o cartão de outro.
Praticamente à prova de falhas, o relógio eletrônico biométrico utiliza a digital do funcionário pra identificá-lo, impedindo que um funcionário abra o ponto por outro, por exemplo. Além disso, ele permite que funcionários em outras localidades façam a marcação de ponto, já que basta ter um leitor biométrico portátil e acesso à internet. Esse é, seguramente, o mais eficiente para a administração da empresa, que controla de forma automática as horas trabalhadas. Assim como o relógio com código de barras ou cartão magnético, entretanto, é necessário que ele siga as recomendações da portaria 1510.
A portaria 1510 estabelece, inclusive, que todo relógio de ponto eletrônico deve emitir um comprovante a cada marcação e que os dados devem ser visíveis por, no mínimo, 5 anos. Assim, escolher o tipo correto de bobina é fundamental para adequar-se à legislação. Ao adquirir a bobina, devem ser avaliados:
Para você ter esse calculo com exatidão, baixe a calculadora de bobina do REP
Como a portaria 1510 estabelece que o relógio de ponto deve ser destinado exclusivamente à marcação de ponto, empresas com um grande fluxo de pessoas devem considerar o uso de mais de um relógio.
Ao ficar por dentro de qual é o relógio de ponto ideal para sua empresa, maior será a segurança na contabilização de horas trabalhadas. Entre em contato com a Info Kings pra ser orientado sobre qual relógio de ponto usar e, com isso, garantir um controle muito mais eficiente.