Retenção de talentos: como manter meus melhores funcionários?

Processo de recrutamento
Como desenvolver um processo de recrutamento eficiente?
9 de setembro de 2016
Sertor de RH
Como tornar o setor de RH mais estratégico?
14 de setembro de 2016
Retenção de talentos

A retenção de talentos está diretamente ligada à valorização das pessoas e a motivação dos funcionários. Por mais simples que essa fórmula possa parecer, os gestores de pessoas encontram desafios constantes para controlar o índice de turnover devido aos diferentes perfis de pessoas na organização e a dificuldade dos chefes de se tornarem líderes.

O perfil autoritário, que não interage, não se preocupa com os colaboradores e que exerce a liderança sentado na mesa do escritório, pensando que somente o salário é suficiente para manter bons funcionários, não tem mais espaço no cenário atual da gestão de pessoas.

No post de hoje, você encontrará 5 dicas para reter seus profissionais talentosos e que tornam sua empresa competitiva. Confira!

Ofereça plano de carreira

Funcionários capacitados buscam a ascensão na carreira e alcançar seus objetivos profissionais em uma empresa que oferece segurança e oportunidades de crescimento.

A empresa deve então oferecer um plano de carreira atrativo para que os funcionários entendam quais são as possibilidades de carreira dentro da organização e, dessa forma, investir em seu crescimento de forma direcionada para o cargo que almeja. Cabe ao gestor também acompanhar os funcionários na busca pelo crescimento, dando sugestões, motivando e reconhecendo.

A atitude do gestor de motivar o funcionário a buscar o crescimento cria no colaborador uma responsabilidade com sua carreira e o torna mais engajado para atingir seu objetivo.

Permita a troca de ideias e oportunidades

A troca de ideias pode ser feita por meio de brainstormings e reuniões para envolver o colaborador no desenvolvimento e na tomada de decisões da empresa. Essa ação torna o funcionário mais motivado, pois sente que faz parte da empresa, que pode contribuir diretamente para os resultados e que suas opiniões são valorizadas pelo seu gestor.

Além da troca de ideias, permita também novas oportunidades e experiências para que sua equipe saia da rotina e torne o trabalho menos desgastante. As novas experiências podem ser proporcionadas em palestras, treinamentos, gincanas e happy hour por exemplo.

Ofereça um bom ambiente de trabalho

A criação de ações que melhorem o clima no ambiente de trabalho é muito importante para manter sua equipe motivada e menos desgastada, fazendo com que o funcionário se sinta bem na empresa e com bom relacionamento com os companheiros.

A empresa pode promover campeonatos internos para melhorar o relacionamento, criar um momento de descontração com confraternizações, envolver a família com a empresa, oferecer um ambiente confortável para o horário de descanso, etc.

Para identificar a necessidade de ações, o gestor deve realizar regularmente as pesquisas de clima, pois só assim conseguirá ter a percepção do clima no ambiente organizacional na visão dos funcionários.

Ofereça benefícios atrativos

Os benefícios e salários atrativos oferecidos pela empresa têm forte impacto na retenção e motivação dos colaboradores. Se você possui uma boa equipe e que apresenta resultados, você pode oferecer o reconhecimento por alcançar os objetivos através de premiações e comissões. Além de melhorar os resultados da empresa, você terá uma equipe engajada e que se sente reconhecida pelo bom desempenho.

Também podem ser oferecidos benefícios que não resultam necessariamente em gastos para a empresa e que agregam muito valor para o colaborador, como a flexibilidade de horários, day off para aniversariantes e trabalho do tipo home office.

Aposte na equipe

Quando o gestor prepara bem sua equipe e permite que seus funcionários trabalhem com mais autonomia, o colaborador acaba desenvolvendo novas competências e o ambiente de trabalho fica mais tranquilo.

Essa ação gera, mais uma vez, o aumento da responsabilidade dos profissionais com o crescimento da empresa, que encara o sucesso da organização como seu próprio sucesso. Para obter bons resultados, estabeleça as metas e funções individuais com base nos pontos positivos de cada um.

O que você achou das nossas dicas? Aproveite para começar a implantar agora mesmo essas ações em sua empresa, pois a retenção de funcionários ajuda nos resultados da organização e diminuem os gastos resultantes dos processos de admissão, demissão e treinamento de novos colaboradores.

Se você quer aprimorar seus conhecimentos na área da gestão de pessoas, não deixe de ler nosso artigo sobre os erros comuns da gestão de pessoas que você deve evitar.