Qual o impacto do Departamento Pessoal em sua empresa

Principais regras para a concessão de aviso prévio
18 de dezembro de 2019
Controle de Ponto: Como fazer?
15 de janeiro de 2020

Muita gente fala sobre o RH, mas às vezes deixa o Departamento Pessoal de lado, uma subdivisão do RH. É esse departamento o responsável pelo controle de ponto, pelo pagamento dos funcionários, por liberar as férias, entre outras funções importantes. Assim, essa equipe consegue evitar uma série de problemas para empresa.

Ele mexe com a parte burocrática do seu negócio, ou seja, faz o trabalho que a maioria do não quer. Só por isso, já deveria ser bastante valorizado. É como se as coisas dentro do negócio só funcionassem porque o Departamento Pessoal está ali segurando as pontas.

Quer entender melhor a real importância desse departamento para o seu negócio? Então, confira!

A importância do Departamento Pessoal para a empresa

Organiza

O Departamento Pessoal exerce diversas funções de grande importância e é ele o responsável por organizar toda a papelada. Quando a fiscalização do trabalho aparece é por causa desse departamento que toda a documentação fica em ordem, evitando desconfianças por parte do fiscal e perda de tempo no processo. 

Faz o pagamento

Na visão do funcionário, talvez, esse departamento seja um dos mais importantes ou o mais importante já que ele é o responsável por realizar o pagamento. Ele também precisa fazer a conferência dos valores, verificar se os descontos estão corretos e todo o trâmite relacionado à parte financeira que diz respeito ao funcionário.

Organiza as férias

Outro ponto de grande importância para uma empresa é a organização das férias dos funcionários. Já imaginou se todos recebem as férias de uma única vez por conta de um erro? Melhor nem pensar na possibilidade.

Por isso, é preciso muito cuidado na hora de determinar quantos funcionários podem ter as férias dentro de um determinado período e de quais setores. Tudo precisa ser muito bem pensado, dentro de uma logística para não deixar a empresa em apuros.

Faz o controle de ponto

Para o pagamento e as férias serem efetuadas, é necessário fazer o controle dos horários de entrada e saída dos funcionários, e não é uma tarefa muito fácil, especialmente se a empresa tem muitos empregados.

Mas isso não precisa ser realizado de forma manual pelo Departamento Pessoal já que hoje em dia é possível contar com uma tecnologia mais avançada. Existem pontos eletrônicos com softwares que conseguem armazenar os dados em um único programa e gerar relatórios como o de banco de horas e ainda faz a integração com a folha de pagamento. Veja um exemplo abaixo:

Quer saber qual é esse software? Então, basta conhecer o IKPonto REP, uma ferramenta que pode se adaptar facilmente às necessidades da sua empresa!