Qual a importância de investir em um bom ambiente de trabalho?

Redução de custo
Por que o relógio de ponto pode significar redução de custos?
31 de maio de 2017
Controle de ponto digital
Você sabe a importância de ter controle de ponto digital?
1 de junho de 2017
Ambiente de trabalho

Muitas pessoas passam uma grande parte da vida dentro do ambiente de trabalho, sendo que todo esse tempo exige um comprometimento e criatividade por parte do trabalhador para que a produção seja satisfatória.

Porém, a composição do espaço profissional não deve levar em conta somente a produção, mas também deve ser agradável e motivador. Um bom ambiente de trabalho é extremamente importante, uma vez que funcionários felizes e saudáveis são mais criativos e produtivos.

Separamos algumas dicas para te ajudar a reorganizar o seu ambiente de trabalho, para torná-lo mais agradável e motivador. Continue a leitura e confira!

Qual a influência de um bom ambiente de trabalho?

Equipe motivada

Um local de trabalho estimulante visa a valorização das pessoas, melhorando a conscientização e a integração dos funcionários. A promoção de palestras, reuniões e debates faz com que todos se sintam importantes e valorizados pela equipe.

Crescimento do funcionário

Um ambiente profissional satisfatório também contribui no crescimento pessoal do trabalhador, pois possibilita a sua capacitação e o treinamento dentro daquela área. Ao criar workshops, debates e cursos, por exemplo, o funcionário vê o investimento em si e passa a encarar a equipe e a empresa com maior seriedade e comprometimento.

Como investir nas melhorias do ambiente profissional?

Criação de espaços de descompressão

As longas horas de trabalho, tarefas e prazos do dia a dia, vêm acompanhados de muita tensão e estresse. Por isso, deve-se aproveitar os momentos de intervalo para relaxar o máximo possível e não diminuir a produção.

Para estes períodos, assim como na hora do almoço, é importante o investimento em espaços de descompressão. Estes espaços podem ser nada mais que: salas com músicas relaxantes, sofás e pufes para permitir o descanso. Podem conter também uma pequena biblioteca ou dvdteca. Este tipo de sala tira os trabalhadores da rotina e é capaz de quebrar a tensão e o estresse gerados ao longo do dia.

Negociação ganha-ganha

Em todos os debates sempre há mais de um ponto de vista a ser considerado, nessas reuniões a empresa deve ser bastante compreensiva com o que os colaboradores têm a dizer. Muitas vezes, os próprios funcionários apresentam soluções para os problemas que a instituição está enfrentando, e como são eles que tem a função de executar as tarefas, merecem ter suas ideias levadas em consideração no momento de elaborar um plano.

Identificar e lidar com pessoas “tóxicas”

Não são somente as tarefas e prazos que tornam o trabalho estressante. Muitas vezes, a convivência com pessoas totalmente diferentes é difícil, além disso, algumas delas podem assumir uma postura negativa dentro da equipe, causando muitos conflitos e um clima de tensão dentro da empresa.

É essencial identificar essas pessoas e neutralizar a influência delas sobre os colegas. Uma das formas de se fazer isso e demonstrando a natureza colaborativa que existe no ambiente da empresa.

O Happy Hour pode ser uma boa opção

O Happy Hour é um ótimo momento para se reunir a equipe fora do expediente. Além de ser um momento de descontração e descanso, é importante para que a equipe crie vínculos que não estejam ligados ao trabalho. Pode ser em algum espaço da empresa ou em bares e restaurantes, mas a ideia é que a equipe se torne mais unida e motivada.

Por que investir no ambiente de trabalho?

Um local de trabalho equilibrado estimula a equipe e os funcionários a trabalharem melhor e mais motivados, além de produzirem mais, trazem mais lucros para a empresa.

Algumas instituições ainda optam por fornecer horários de trabalho flexíveis, de forma que o trabalhador executa as suas tarefas no momento em que achar conveniente, dentro do seu prazo de entrega.

De forma geral, não importa se é a empresa é pequena ou se é uma multinacional, o investimento em um bom ambiente de trabalho, saudável e colaborativo é de extrema importância quando se pretende alcançar melhores resultados.

Gostou do texto? Curta a nossa página no Facebook para mais novidades e ideias de investimentos para o ambiente de trabalho.