Como forma de complemento do salário, as empresas oferecem aos seus colaboradores algumas vantagens conhecidas como benefícios empresariais.
Essa remuneração extra tem o objetivo de estimular os funcionários para que eles se sintam mais motivados e também para mostrar que a empresa se preocupa com o bem estar de seus colaboradores.
Apesar dos benefícios mais conhecidos serem o convenio odontológico empresarial e o plano de saúde, por exemplo, existem outros itens que também se enquadram neste aspecto.
E, acredite ou não, mas os benefícios empresariais são, além do salário, uma parte muito importante na decisão do trabalhador em querer fazer parte do time da empresa. Além de ser um fator de employer branding.
Mas o que se enquadra como benefícios empresariais? Continue lendo o conteúdo e descubra!
Atualmente, os profissionais buscam empresas que ofereçam muito além de um salário bom. Por esse motivo, os pacotes incluídos têm se tornado primordiais na escolha de uma empresa para trabalhar.
Para se destacar no mercado, tornar o ambiente agradável e deixar os funcionários satisfeitos, as empresas têm investido bastante na estratégia.
Os resultados disso são: uma equipe de profissionais mais qualificada, habilidosa, saudável e a geração de mais lucro para a empresa.
Você deve estar se perguntando: “Mas quais podem ser os benefícios empresariais”?
Confira os melhores logo abaixo:
Hoje em dia, devido a rotina corrida, muitos não querem “perder tempo” preparando suas refeições em casa. Então, o vale refeição é para aqueles que preferem almoçar em restaurantes, tendo uma liberdade maior de escolha.
O vale alimentação oferece ao funcionário um valor mensal para a compra de produtos de gênero alimentício nos supermercados, padarias e açougues.
Ele substitui a cesta básica e, assim como o vale refeição, acaba dando liberdade de escolha para o colaborador comprar o que e onde ele quiser.
O vale transporte é um valor concebido pela empresa antecipadamente para o colaborador conseguir se deslocar de sua casa até o local de trabalho.
Quando o benefício é oferecido, a empresa pode descontar do salário bruto o limite de 6% desse valor. E, caso o ultrapasse esse limite, a empresa deve cobri-lo.
Apesar de ser um benefício opcional, a assistência médica, assim como o plano empresarial odontologico, são os mais requisitados pelos funcionários, pois além de incluir o profissional, eles podem se estender para os familiares.
A empresa pode arcar com todo o custo do benefício ou pode oferecer uma coparticipação, deixando o benefício mais barato, no entanto, uma porcentagem do valor é paga pelo colaborador, sendo geralmente de 20%, 30% ou 50%.
Existem diversos convênios médicos e a organização pode escolher o que melhor atende os seus colaboradores.
É recomendável que a empresa invista no benefício, afinal, a saúde dos colaboradores influenciam muito na produtividade, certo?
Assim como existe o plano odontologico pessoa fisica também existe o convênio odontológico empresarial e ele tem a mesma função que o plano de saúde: cuidar do bem-estar dos funcionários.
A vantagem em oferecer o plano é que procedimentos odontológicos costumam ser caros e podem acabar pesando no bolso.
Essa é uma grande motivação para os colaboradores, pois além de pagarem menos, comparado a consultas particulares, o benefício também pode se estender para os familiares. Mais ainda, ambos demonstram o cuidado da empresa com o bem-estar do colaborador.
Além de tudo, tanto o plano médico quanto o dentista convenio podem ajudar o funcionário no momento da declaração do imposto de renda, abatendo uma parte dos gastos obtidos no período.
O vale-cultura é um benefício que tem ganhado força nos últimos anos, afinal, agregar conhecimento fora da empresa também é muito importante.
O benefício pode incluir exposições, shows, peças teatrais, cinema e diversos eventos relacionados a cultura.
Com certeza os seus funcionários ficarão animados com o benefício!
Assim como o vale-cultura, as bolsas de estudo podem trazer mais conhecimento aos colaboradores e isso é muito bom para a empresa, pois os funcionários estarão mais preparados e poderão contribuir ainda mais para o crescimento do negócio.
O benefício pode ser oferecido por meio de reembolso integral ou parcial e pode incluir faculdades, pós-graduação, cursos profissionalizantes, técnicos, de idiomas, além de parcerias com instituições de ensino.
De acordo com as normas CLT, as empresas devem oferecer um espaço para os bebês dos funcionários ficarem enquanto eles trabalham, mas como nem toda a empresa tem como proporcionar essa estrutura, criou-se o auxílio-creche.
O auxílio-creche é um valor adicional que a empresa fornece para ajudar na mensalidade da creche, escola ou da babá.
Ambos os benefícios proporcionam tranquilidade aos papais para que possam trabalhar sabendo que os seus filhos estão seguros e bem cuidados.
As parcerias com academias estão ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo.
Além de proporcionar o bem-estar e deixar as pessoas mais saudáveis, a prática de exercícios melhora a produtividade e reduz faltas por questão de saúde.
O day-off tem sido uma ótima estratégia implementada pelas empresas. Ele tem um baixo custo para a empresa e pode ser um ótimo diferencial no momento de contratar talentos.
Ele pode ser aplicado como forma de proporcionar descanso ao colaborador ou oferecido como premiação ao funcionário.
Para isso, situações como ao bater a meta, no dia do aniversário ou em alguma data comemorativa são as mais utilizadas.
Utilizar o day off pode parecer simples, mas é capaz de dar um retorno positivo, como proporcionar o bem-estar emocional e gerar mais motivação entre os colaboradores.
Quem poderia imaginar que algum dia fosse permitido levar os animais de estimação para o trabalho? Mas, isso já é possível em algumas empresas!
As organizações que aderem o benefício, geralmente estipulam um dia específico na semana ou no mês para os colaboradores levarem os bichinhos para o trabalho. Para isso, a empresa precisa ter uma estrutura e um preparo para recepcioná-los.
Eles podem ajudar na redução do estresse e também na criatividade dos colaboradores.
Este conteúdo falou sobre a importância dos benefícios empresariais e deu também alguns exemplos dos mais diversos tipos de benefícios e direitos que as empresas podem oferecer aos funcionários, desde os mais comuns aos que ainda estão começando a ser implementados.
De qualquer maneira, todos eles visam o bem-estar e produtividade ao colaborador que, com certeza, refletem muito nos resultados e no lucro da organização.
Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, link builder na empresa Ideal Odonto.