5 dicas para um bom atendimento em restaurante

Lei da terceirização
Tire todas as dúvidas sobre a lei da terceirização
2 de maio de 2017
Redução de custo
Por que o relógio de ponto pode significar redução de custos?
31 de maio de 2017
Bom atendimento em restaurante

Segundo pesquisas, a maior parte dos clientes que frequenta regularmente bares e restaurantes não recebe bom atendimento. Muitos deles até afirmam que levam em conta mais o atendimento em restaurante do que os preços.

Para que seus clientes não façam parte desse percentual, é preciso adotar uma série de boas práticas e investir em treinamentos para capacitar seus funcionários na hora de atender.

Para quem quer ter um estabelecimento que se destaque não apenas pelos pratos, vale a pena conferir estas dicas para melhorar o atendimento em restaurante!

1. Nada de cliente esperando

Nada mais desagradável do que ficar esperando, seja pela mesa, seja pelo pedido ou pela conta. Ninguém quer perder tempo, e um restaurante onde os clientes estão sempre esperando não é nada atrativo. Para que isso não ocorra, é importantíssimo que seu estabelecimento tenha o número suficiente de garçons e funcionários.

Não deixar seu cliente esperando demonstra o quanto ele é importante para você. Caso a demora no atendimento em restaurante seja inevitável, esclareça o motivo e demonstre boa vontade em resolver o problema. Isso com certeza o deixará mais tranquilo.

2. Gentileza sempre

Parece uma questão de bom senso, mas nem sempre sua equipe está treinada para ser gentil e atender bem a clientela. Qualquer pessoa que entrar em seu restaurante deve ser atendida como se fosse única, além de ser recebida com um sorriso.

Boa vontade ao explicar o cardápio e também ao ouvir os pedidos dos clientes conta muitos pontos e evita aborrecimentos e reclamações.

Mas atenção: seja gentil também com seus funcionários e estimule a gentileza entre eles. Nada pior do que ir a um restaurante ? ou a qualquer outro estabelecimento comercial ? e presenciar falta de gentileza e respeito entre os membros da equipe.

Um bom atendimento certamente refletirá no ambiente de trabalho e deixará todos muito mais satisfeitos.

3. Dê atenção às reclamações

As reclamações, queixas ou sugestões de um cliente não devem jamais ser ignoradas. Fique atento a elas e faça o possível para solucioná-las. É importante também que todos os seus funcionários sejam orientados no sentido de levar aos seus superiores qualquer comentário, positivo ou negativo, feito pelos clientes.

Se a crítica ou a reclamação for justa, tente recompensar seu cliente com algum mimo ou desconto. Isso demonstrará que você se importa com o bem-estar e a opinião dele.

4. Tire proveito da tecnologia

Mais uma forma de ter um bom atendimento é a utilização de tecnologia como forma de facilitar a sua vida e a do seu negócio, então que tal investir nela para melhorar o atendimento em restaurante?

Um exemplo de tecnologia que pode ser utilizada em bares e restaurantes é o cardápio digital, que oferece grande comodidade aos clientes: com ele, é possível fazer o pedido on-line, por meio de smartphone ou tablet, sem ter que esperar o garçom.

Porém, é interessante que, mesmo adotando esse tipo de cardápio, o restaurante dê ao cliente a opção de atendimento realizado pelo garçom. Afinal, algumas pessoas, principalmente as de mais idade, ainda tendem a preferir um atendimento mais pessoal e humanizado.

Outra boa opção tecnológica é o uso da comanda eletrônica, que contribui para maior agilidade e qualidade do atendimento. Com ela, todos os pedidos retirados pelos garçons no salão são automaticamente enviados para as impressoras da cozinha ou do bar.

Assim, diminui-se a possibilidade de algum erro na anotação dos pedidos e elimina-se a correria dos garçons levando pedidos para a cozinha.

5. Tenha paciência com clientes difíceis

Nem sempre o cliente tem razão, e pessoas difíceis de lidar estão em todo lugar. Nesses casos, o melhor é exercitar a paciência.

Ouça com a atenção o que cliente tem a dizer, mesmo que ele esteja sendo agressivo ou injusto. Não o trate com arrogância ou desdém. Jamais grite ou seja mal educado, não demonstre insatisfação ou impaciência.

Com clientes difíceis, a melhor tática é sempre se manter calmo, já que qualquer indício de irritação de sua parte ou de algum funcionário pode piorar a situação.

Gostou das dicas para melhorar ter um bom atendimento em seu restaurante? Não deixe de colocá-las em prática. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário. E bons negócios!