4 dicas para solucionar problemas de frequência escolar

Alunos atrasados
Alunos atrasados: como evitar esse problema na escola
6 de janeiro de 2016
Escola mais segura
5 dicas para tornar a escola mais segura
6 de janeiro de 2016

Growth chart is drawn on the blackboard isolated on white

Problemas com a frequência escolar sempre figuram como um dos maiores problemas na educação. De acordo com o Ministério da Educação, o número de crianças e de adolescentes que abandonam as aulas chega a impressionantes 3,2 milhões. Tanto a evasão, quanto a falta de periodicidade causam impactos diretos nestes números.

Existem muitos motivos para que um aluno deixe de ir à escola e é preciso entendê-los para conseguir obter soluções que realmente façam a diferença.

Quer saber como? Continue a leitura e confira!

1ª dica: detecte o problema

Antigamente, a maior causa da evasão escolar era a necessidade que o jovem tinha de trabalhar. De modo geral, o horário do expediente acabava afetando sua ida às aulas. Apesar de não ter desaparecido, esse problema reduziu bastante, graças a projetos como o jovem aprendiz ou mesmo os estágios que têm uma carga horária bem menor. Estas práticas possibilitam que ele concilie estudos com trabalho.

Entre os “novos” problemas que atingem o setor, está o desinteresse dos alunos, que precisam de motivações diferentes para retornarem aos estudos. Além disso, existem outros problemas como a dificuldade de acesso à escola, doenças crônicas, problemas familiares, mudanças de endereço, entre outros.

É preciso, portanto, verificar o que está acontecendo. Este é o primeiro passo para montar estratégias eficientes e solucionar os problemas de frequência escolar.

2ª dica: arranje uma solução para cada tipo de problema

Como os problemas são variados, é importante que cada solução seja voltada para um ponto específico. Para resolver estas questões, é preciso montar projetos que promovam o engajamento dos alunos e, principalmente, dos pais.

Por isso, é necessário investir em uma comunicação direta com estes responsáveis. O diálogo é fundamental para qualquer tentativa de solução. Apesar de, algumas vezes, os próprios pais serem os causadores do problema, na maior parte delas, eles nem sabem que os filhos não estão comparecendo e informá-los da situação é, também, um dever da escola.

Modernizar Instituição

3ª dica: invista em tecnologia para a frequência escolar

A tecnologia pode fazer toda a diferença para o processo pedagógico escolar. Atualmente, existem diversos equipamentos e vários programas que podem auxiliar na transformação da aula em um momento divertido e educativo.

Além disso, alguns aplicativos como o IKAcesso Escola, podem auxiliar no aumento da segurança, controlando a entrada e a saída de alunos, pais e colaboradores. Ele também identifica, em tempo real, a frequência do aluno.

Dessa forma, os pais podem ter acesso às informações sobre a localização de seus filhos. Os gestores ainda conseguem obter relatórios com dados que podem auxiliar no controle da evasão escolar.

Após detectar que um aluno está com problemas de frequência, o gestor pode falar com os pais e verificar o motivo de isso estar acontecendo. Caso essa medida não funcione, é possível entrar em contato com o Conselho Tutelar ou até com o Ministério Público, que pode exigir uma atitude diferente da família ou puni-los legalmente.

Lembrando, é claro, que esse é o último recurso, já que medidas em comum acordo entre pais e escolas costumam dar mais certo.

4ª dica:peça ajuda da comunidade para contatar os pais

Há, também, casos em que os pais não são encontrados ou não comparecem. Nessas situações, vale contar com o apoio da comunidade para ajudar a entrar em contato com eles.

Para isso, podem ser colocados cartazes informando essa necessidade e quem circular pela escola pode informar aos outros que ainda não compareceram.

O importante é resolver o problema, afinal, a frequência escolar é importante para uma melhor administração dos recursos financeiros e todos os alunos se beneficiam disso.

Confira nosso ebook que contêm informações especificas sobre a infrequência escolar

Controle de frequencia escolar

Você gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe suas opiniões nos comentários!