4 benefícios de adotar a ficha técnica de alimentos no restaurante

Treinamentos em restaurantes
7 razões para fazer treinamentos em restaurantes sempre!
24 de abril de 2017
Acordo de compensação de horas
Saiba já como funciona o acordo de compensação de horas
24 de abril de 2017
Ficha técnica de alimentos

A ficha técnica de alimentos no restaurante consiste em uma ferramenta de uniformização de receitas, servindo para controlar a quantidade e a qualidade dos alimentos produzidos na cozinha de um restaurante.

Basicamente, a ficha corresponde às normas e aos procedimentos que devem ser seguidos na preparação de cada um dos itens do cardápio. Afinal, a padronização da receita é o segredo da consistência do menu e do sucesso do prato.

A ficha técnica é essencial para quem busca boas práticas para adotar no seu restaurante. Quanto maior a precisão, mais simples se torna a gestão. Acompanhe os tópicos seguintes e conheça as vantagens de adotar a ficha técnica de alimentos no restaurante!

Informações básicas da ficha técnica

De uma forma geral, as fichas técnicas apresentam as seguintes informações:

  • nome do prato;
  • rendimento total — número de porções;
  • tamanho de cada porção;
  • listagem de ingredientes;
  • formas de preparação e métodos a serem empregados;
  • tempo de preparo e temperatura;
  • orientações especiais, caso seja necessário;
  • valor nutricional da receita.

Benefícios de adotar a ficha técnica de alimentos no restaurante

1. Controle maior de estoque

A ficha técnica de alimentos é importante pois viabiliza que seja realizada uma listagem dos alimentos mais onerosos do estabelecimento, prevenindo grandes perdas. Tendo em vista que os itens que custam mais ficam devidamente embalados, basta contabilizá-los no final do dia e fazer uma comparação com os registros de vendas.

Qualquer inconsistência, seja para mais ou para menos, significa que o controle não está rígido o suficiente, ou seja, é possível garantir um melhor controle de estoque, já que a ficha técnica de alimentos possibilita essa comparação.

2. Facilidade na informatização das operações

Com a ficha técnica de alimentos, a informatização da operação total do restaurante se torna muito mais simples.

A implementação de uma solução que utilize esse instrumento de forma a dar baixa nos alimentos e nos ingredientes e que controle os custos de cada produção dentro da cozinha é um meio de agilizar e deixar mais organizadas todas as operações do restaurante.

3. Receitas padronizadas

Havendo algum tipo de dieta restritiva, fica explícita a natureza dos ingredientes e a quantidade de nutrientes de cada um. Assim, o cliente pode consumir os alimentos com maior tranquilidade.

Outro grande benefício proporcionado pelas fichas técnicas de alimentos é que, dada a padronização das receitas, as críticas quanto às variações existentes no mesmo prato são minimizadas.

4. Detalhar o custo por produto/porção

A ficha técnica de alimentos viabiliza o exercício de um controle de custos e formação de preços bastante eficiente, evitando que o restaurante tenha desperdícios desnecessários de insumos.

Se não fosse a ficha técnica, administrar os custos das refeições e o estoque se tornaria uma missão muito mais complexa. É simples: é possível melhor dimensionar o preço do menu levando em consideração o custo da receita.

Afinal, basta consultar a ficha técnica de alimentos sem grandes esforços para promover o dimensionamento dos gastos e do lucro.

E então? Pretende adotar a ficha técnica de alimentos no seu restaurante? Quer saber mais sobre o assunto? Siga a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades que postamos regularmente!