Veja 3 recomendações antes de montar academia

Como resolver problemas com turnover
26 de setembro de 2018
Como saber quem está entrando e saindo em meu estabelecimento
10 de outubro de 2018

Montar academia tem se tornado um negócio cada vez mais atrativo. As pessoas não estão indo mais para as academias apenas em busca de um corpo perfeito. Atualmente, elas buscam, acima de tudo, uma vida saudável. De acordo com pesquisas feitas pela ACAD (Associação Brasileira de Academias), só no Brasil, esse nicho movimenta cerca de US$ 2,5 bilhões e a tendência é de crescimento.

É um fato que abrir uma academia é um excelente negócio, mas que exige muito planejamento, especialmente financeiro. Você precisa contratar um bom vendedor para trabalhar na recepção do local, como vai controlar a saída e entrada dos alunos e como evitar que eles usem os serviços quando estão inadimplentes.

Quer uma mãozinha? Então, veja abaixo as 3 principais recomendações que você deve seguir para montar uma academia e evitar prejuízos!

1. Planeje

Esse é o ponto de partida para todo e qualquer negócio. Você precisa traçar um caminho para saber como alcançará o seu objetivo. Dentro desse planejamento, deve também criar metas. Por exemplo, em quanto tempo encontrar um local para montar uma academia, quantos funcionários precisará contratar, em quanto tempo começará a funcionar, entre outras.

Outro passo estratégico no planejamento é investir um pouco em pesquisas. É importante coletar informações sobre a concorrência, o melhor local para abrir o seu negócio, do que as pessoas sentem falta nas academias que já existem (algo que pode ser o seu diferencial), entre outras.

2. Faça a gestão financeira

Esse é o tipo de gestão que começa logo no primeiro momento em que você decide montar uma academia. Se você vai pedir um empréstimo, precisa pesquisar muito para não perder dinheiro com os juros. Lembre-se que existem alguns equipamentos básicos e que não podem faltar como peitoral dorsal, leg press, halteres, aparelhos de som, barras e vários outros.

Assim, para pedir o empréstimo, você precisará ter um valor preciso em mãos de quanto vai precisar para fazer a sua academia funcionar. Não se esqueça dos encargos trabalhistas dos funcionários, das taxas para manter o local funcionando, entre diversas outras despesas que precisam estar no papel.

3. Pense na logística

Você precisará controlar a entrada e saída dos alunos e, é claro, manter o ambiente o mais seguro possível, evitando que qualquer pessoa entre no local sem a devida autorização. Nesse caso, um sistema muito utilizado nas academias são as catracas.

Com um leitor de digital, ela consegue identificar de forma imediata, quem é a pessoa, se está cadastrada como aluno ou como um funcionário. Se não é o caso, apenas o responsável que tem acesso ao sistema consegue destravar a catraca e liberar a passagem.

É uma ótima maneira de evitar que os alunos continuem frequentando a academia sem pagar a mensalidade. São muitos alunos e, por isso, é bom ter um sistema automatizado que lembre essas datas importantes. Dessa forma, assim que ele colocar a digital na catraca, ela trava, chamando a atenção do responsável ali presente.

Montar uma academia é algo que exige muita paciência e bastante planejamento. Tentar fazer isso de forma apressada é uma forma fácil de cometer erros e, consequentemente, perder dinheiro.

Projeto de Acesso

Veja também quais são as principais tecnologias em segurança para 2019 que você pode implementar no seu negócio!