Quais as vantagens da logística reversa na gestão de restaurantes?

Marketing para restaurantes
Marketing para restaurantes: 6 ações para colocar em prática já!
13 de abril de 2017
Jornada de trabalho no feriado
Entenda o que a lei determina sobre jornada de trabalho no feriado
17 de abril de 2017
Logistica reversa

A logística reversa consiste em uma sistemática que visa possibilitar o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, impedindo o descarte indevido e a poluição ou contaminação de rios, mares, solos e florestas.

Além dos benefícios ao meio ambiente, a implantação da logística reversa é também de grande importância para a economia, já que a reutilização de materiais na cadeia produtiva reduz de modo relevante o consumo de matérias-primas, logo, minimiza os gastos.

Ou seja, a ideia da logística reversa é colocar novamente os materiais no ciclo comercial e promover o descarte seguro e sustentável dos elementos produzidos. Acompanhe os tópicos seguintes e saiba quais as vantagens da logística reversa na gestão de restaurantes!

Planejamento da logística reversa

Para implementar a logística reversa, não bastam boas intenções. É importante que o gestor procure por informações referentes aos aspectos legais inerentes ao seu empreendimento.

Os responsáveis pelos restaurantes devem entender bem os conceitos de todo o processo, tanto no que concerne ao meio ambiente, quanto no que diz respeito à cadeia logística de seus produtos. Para tanto, o ideal é buscar a consultoria de profissionais qualificados, capazes de desenvolver um plano de ação.

Utilização de embalagens retornáveis

Tratando-se da gestão de restaurantes, processos de acondicionamento, manutenção, operação e transporte de retorno de materiais, embalagens e resíduos para o ponto de origem adequado devem ser definidos durante o planejamento.

E uma das estratégias que podem ser aplicadas é a utilização de embalagens retornáveis. Por exemplo, ao comercializar uma marmita, ao invés de usar um recipiente descartável, uma embalagem mais resistente e retornável pode ser adotada.

O mesmo vale para os copos descartáveis que costumam ser usados em fornecimento de alimentos para viagem. Ao utilizar um copo retornável, o descarte indevido é evitado e, ao mesmo tempo, o restaurante poupa gastos com embalagens descartáveis.

Vantagens da logística reversa

Várias são as vantagens observadas na adoção da logística reversa no seu negócio, entre elas:

  • Conscientização dos colaboradores, fornecedores e fregueses sobre a importância da iniciativa para o negócio e também para o meio ambiente;

  • Levantamento das restrições legais envolvidas no descarte dos materiais usados;

  • Identificação dos materiais que podem ser devolvidos ao fornecedor como forma de minimizar os custos e, consequentemente, o preço de comercialização;

  • Levantamento de materiais que, após o consumo, podem ser comercializados (caixas de papelão, latas de alumínio, garrafas, por exemplo);

Vale dizer que é importante manter um espaço adequado para o correto acondicionamento dos materiais que seguirão para a origem ou descarte. E, mais do que observar as mudanças proporcionadas pela logística reversa, é importante medir os resultados e divulgá-los para os clientes, profissionais, fornecedores e investidores.

Logística reversa como ferramenta de marketing

É comum que os restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos do ramo enfrentem problemas relacionados à coleta de resíduos sólidos com potencial de reaproveitamento.

Todavia, a contratação de empresas especializadas para a coleta seletiva deve resolver o problema. Desse modo, além de contribuir com o meio ambiente, o estabelecimento pode se beneficiar de uma imagem positiva perante seus clientes, dado o investimento em sustentabilidade.

E agora? Pronto para implementar a logística reversa em seu restaurante? Se você tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário abaixo que iremos te ajudar!