Processo seletivo: 7 formas de otimizar a contratação de funcionários

A contratação de novos funcionários é uma tarefa complexa e que exige muito cuidado e atenção por parte dos recrutadores. Não basta analisar as informações presentes no currículo do candidato – é necessário conhecer um pouco sobre a sua personalidade e profissionalismo.

Uma contratação realizada de forma equivocada pode gerar retrabalho à organização, acarretando novos custos para um novo processo de seleção.

As empresas têm apostado, então, em um processo seletivo mais estratégico, com a intenção de conhecer melhor os candidatos e realizar contratações mais acertadas.

Sendo assim, reunimos aqui algumas dicas para você aprimorar o processo seletivo da sua empresa. Continue a leitura e confira!

Defina o perfil da vaga

É essencial que os recrutadores tenham o perfil da vaga bem definido. Para isso, os responsáveis pela área onde o novo contratado atuará devem ser consultados a fim de esclarecer todas as características técnicas e comportamentais a serem exigidas no ato da contratação. Com o alinhamento dessas informações, será mais fácil selecionar o candidato ideal para o cargo.

Além disso, é importante que as informações sobre a vaga estejam claras para os candidatos, para que eles saibam exatamente a função que vão exercer, evitando frustrações posteriores.

Selecione os canais de divulgação ideais

Após definir o perfil da vaga, é preciso saber os meios ideais para divulgá-la e atingir o público pretendido: jornais, sites de recrutamento, redes sociais, etc. Cada veículo de informação atinge pessoas diferentes e, por isso, é menos oneroso para a organização investir em canais específicos com os quais os candidatos ideais sejam mais familiarizados.

Forme uma equipe multidisciplinar

Convoque pessoas de diferentes áreas da empresa no momento da contratação. Elas terão conhecimentos diversificados sobre as atividades essenciais da organização e poderão identificar qualidades de candidatos que outros recrutadores não perceberiam.

Conheça os seus candidatos

Muito mais valiosa que a capacidade técnica de um novo funcionário é a sua personalidade. É importante fazer perguntas sobre sua vida pessoal, o que faz nos momentos de lazer e como lida com situações de estresse. Informações como essas podem ser mais esclarecedoras do que aquilo que consta no currículo.

Deixe de lado os preconceitos

Pode ser que, a princípio, um candidato não pareça o ideal para a empresa. Porém, não o descarte sem antes saber se ele tem algo mais a oferecer. Uma equipe formada por profissionais com conhecimentos diversificados poderá agregar mais valor à organização.

Guarde o contato de bons candidatos

Se você encontrou mais de um candidato com personalidade e qualidades compatíveis com a vaga ou com a entidade, guarde seu currículo em um local separado. Crie um arquivo para armazenar bons profissionais para contato posterior, dispensando, assim, a necessidade de um novo processo seletivo futuro no caso de abertura de novas vagas.

Invista em treinamento

Prepare o novo funcionário para que ele saiba exatamente o que fazer e como deve ser feito. Dessa forma, você evitará desgastes futuros, tanto para a organização quanto para o próprio contratado. É extremamente vantajoso para uma empresa investir em aperfeiçoar seus funcionários em vez de buscar novos candidatos no mercado. Além de ter um custo menor, demanda menos tempo e esforço.

Organizações que valorizam seus funcionários e investem em seu desenvolvimento e retenção garantem um retorno mais rápido e duradouro. Por isso, é de suma importância avaliar os candidatos antes da contratação, extraindo o máximo de detalhes e informações que possam contribuir com a decisão final do processo seletivo.

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