Portaria eletrônica: solucione as suas 8 maiores dúvidas aqui!

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Portaria eletrônica

A portaria eletrônica pode ser sinônimo de segurança e prioridade na gestão de condomínios, possuindo importante papel a cumprir nesse sentido, já que é a partir dela que se controlam adequadamente a entrada e a saída de pessoas — de moradores a visitantes, de funcionários a entregadores de itens diversos.

O sistema de portaria eletrônica é uma excelente solução para garantir o controle de acesso nos condomínios, otimizando a segurança dos moradores e de todos que compartilham o espaço.

Se você tem dúvidas sobre a portaria remota, aproveite o momento para tirá-las!

O que é portaria eletrônica?

A portaria eletrônica (ou remota) é um sistema automatizado de controle de acesso. O porteiro fica em uma central de atendimento, gerenciando todas as operações a distância. Com a portaria remota, uma única Central de Atendimento pode gerenciar diversos condomínios ao mesmo tempo.

Ela também é chamada de e-portaria ou portaria virtual.

E como isso funciona?

Esse gerenciamento é possível devido à integração de diversos sistemas automatizados do condomínio, todos conectados à Central de Atendimento (câmeras 24 horas, sistema de biometria, sensores e alarmes, proteção perimetral, entre outros).

Por meio de um aplicativo, tanto os moradores quanto o síndico e os funcionários poderão se comunicar, enviando mensagens e notificações.

Como o condômino entra e sai do condomínio?

A liberação de acesso deve ser definida com antecedência. Os moradores permanentes podem ter tags, controles e cartões de acesso. Há, ainda, a possibilidade de contar com sistemas de biometria (identificação por meio da digital, retina, palma da mão, face ou voz).

Esses dispositivos são controlados pela Central, que poderá bloquear o acesso em caso de perda (o morador deve contatar a Central via interfone, identificar-se, e o acesso será liberado, bem como será providenciado novo dispositivo).

E as visitas, os funcionários e a entrega de encomendas?

O condômino poderá cadastrar os visitantes, facilitando, assim, o acesso dessas pessoas. No caso de encomendas, também poderá ser feito um cadastro da mercadoria e de seu horário de entrega, sendo o síndico, o zelador ou o próprio condômino notificado por meio de mensagem via aplicativo para retirar a encomenda na portaria.

Como se dá o controle da garagem?

Os moradores dispõem de sistema de controle anticlonagem da garagem, e as saídas e entradas de veículos são fiscalizadas pela Central por meio de câmeras. Caso aconteça algo suspeito, o próprio condômino poderá acessar a Central via aplicativo ou outro dispositivo.

Os acontecimentos são registrados automaticamente e poderão ser consultados posteriormente nos relatórios.

A portaria eletrônica é uma urgência ou uma opção?

A solução em quadro pode ser empregada como uma opção, dependendo da quantidade de unidades disponível no condomínio. No entanto, caso a administração do condomínio prefira manter o porteiro presencial, a portaria remota pode ser, mesmo assim, uma boa solução para os turnos em que ele não estiver trabalhando.

O investimento é muito alto?

Os custos para instalação variam conforme a estrutura do condomínio ? muitas vezes, são aproveitados equipamentos que já existem no lugar, reduzindo gastos.

Quanto ao custo mensal, este costuma ficar, em média, 50% mais barato que o custo mensal com uma portaria tradicional 24 horas (o porteiro presencial deve receber remuneração e serão pagos encargos trabalhistas, como 13º e indenizações).

Quais as vantagens da portaria eletrônica?

Algumas das vantagens para o condomínio que adota a portaria eletrônica são:

  • Redução de custos e do passivo trabalhista;

  • Otimização do controle de acesso e da segurança em geral;

  • Maior participação do condômino no processo de segurança;

  • Mais comodidade para todos;

  • Melhor integração entre a administração e os moradores;

  • Os assaltantes não poderão render o porteiro presencial para ter acesso ao condomínio.

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